Lorenzo retorna à Yamaha como piloto de testes

A Yamaha anunciou na manhã desta quinta-feira (30) a contratação de Jorge Lorenzo, tricampeão mundial da MotoGP com a equipe, como novo piloto de testes para a temporada 2020 da principal categoria do motociclismo do planeta. O espanhol, com passagem pela equipe de Iwata, Ducati e Honda, se aposentou ao final do ano passado.

Com a marca dos diapasões, Lorenzo fez sua estreia em 2008 foi campeão mundial em 2010, 2012 e 2015, deixando o time em 2016. Depois de dois anos com a Ducati, o espanhol migrou para a Honda, onde teve um ano pífio. O desempenho ruim o fez anunciar a aposentadoria.

A primeira atividade de Lorenzo no retorno à Yamaha acontece já na próxima semana, quando acontecem os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O espanhol também estará no teste privado da marca, e poderá participar de algumas corridas.

“Estou muito feliz com a decisão de me juntar a Yamaha como piloto de testes. Eu sempre planejei estar envolvido com a MotoGP e retornar ao paddock, e acho que está é uma função adequada para mim. Eu conheço a equipe e a M1 muito bem. A Yamaha realmente se encaixa ao meu estilo de pilotagem, e será muito interessante encontrar ‘minha velha moto’ novamente”, disse Lorenzo.

“Retornar a Yamaha me traz algumas boas memórias. Nós conseguimos muitos pódios e vitórias, e três títulos juntos, então nós sabemos onde estão nossos pontos fortes. Eu quero agradecer a Yamaha por esta oportunidade, pois isso me permite fazer o que eu amo: pilotar motos e acelerar até o limite, desfrutando de um estilo de vida mais calmo do que nos últimos anos”, seguiu o espanhol.

“Estou muito motivado para trabalhar e não posso esperar para começar a pilotar. Eu quero fazer o meu melhor para o futuro da Yamaha, e espero que minha experiência de pilotagem possa ser útil para os engenheiros e pilotos, para trazer o título de volta para a Yamaha”, completou Lorenzo.

O anúncio é o terceiro da Yamaha nesta semana. Na última terça-feira, o time anunciou a renovação com Maverick Viñales até 2022, revelando que Fabio Quartararo ocupará o lugar de Valentino Rossi a partir do ano que vem. O “Doutor”, por sua vez, terá até o meio do ano para definir seu futuro na MotoGP.