Gerenciar a relação entre os companheiros de equipa da Honda MotoGP em 2019, Marc Marquez e Jorge Lorenzo, provavelmente será um desafio, admite o chefe da equipe, Alberto Puig.
Lorenzo, vai da Ducati para a Honda, substituindo Dani Pedrosa, na próxima temporada, formando uma equipe com dois pilotos campeões da categoria rainha pela primeira vez desde 1989.
Explicando a contratação Lorenzo, Puig disse que a filosofia da Honda é contratar os melhores pilotos disponíveis, mesmo que isso dê à equipe a dor de cabeça de tentar controlar as tensões entre os dois principais nomes.
“O entendimento é que a equipe quer ter os melhores pilotos, esse é o princípio”, disse Puig. “A possibilidade estava lá, para assinar com Lorenzo, e nós a pegamos”.
“Para a Honda é importante preparar as melhores motos que pudermos e entregá-las aos pilotos mais rápidos”.
“Naturalmente, isso não é fácil. Mas se quiséssemos que as coisas fossem fáceis, provavelmente não teríamos uma equipe neste nível. É complicado, mas é um desafio. Na Honda, sempre procuramos por um desafio.”
Além de gerenciar a personalidade de dois pilotos top, a Honda terá a dificuldade adicional de encontrar uma maneira de fazer uma moto adequada a Marquez e Lorenzo e aos seus estilos de pilotagem totalmente diferentes.
O gerente-geral da HRC, Tetsuhiro Kuwata, negou as sugestões de que a versão atual da RC213V é moldada inteiramente em torno das necessidades de Marquez e disse que a Honda continuará no mesmo caminho em 2019.
“Agora, estamos desenvolvendo para Marc e também para Dani”, disse Kuwata. “Não é apenas para um piloto. Então, continuaremos da mesma maneira no ano que vem”.
“Nós não conhecemos Jorge, que tipo de máquina ele quer. Mas é claro que vamos tentar nos adaptar às suas necessidades. E também Marc tem muitos pedidos para nós, e nós tentamos atendê-los”.
“Será muito desafiador, mas continuamos da mesma forma. Se podemos fazer uma boa máquina para Marc e Dani, isso significa que nosso potencial técnico é alto.”
“Para o próximo ano, tentaremos preparar uma máquina de alto nível para Marc e Jorge”, finalizou Kuwata.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.