O líder do campeonato iguala o recorde de vitórias da classe principal do australiano com a vitória em Le Mans
Marc Marquez (Repsol Honda Team) conseguiu uma vitória recorde no HJC Helmets Grande Prêmio de França, que vê o atual Campeão do Mundo igualar as 38 vitórias de Casey Stoner na classe rainha, ao mesmo tempo que supera o recorde de vitórias de Mike Hailwood. Danilo Petrucci, da Alma Pramac Racing, foi um excelente segundo para conquistar o seu primeiro pódio da temporada, com Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) retornando ao pódio em terceiro lugar.
O conto de fadas francês infelizmente não foi para Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3), o herói da casa caiu na curva 8, na oitava volta, depois de passar por Marquez para segundo. Andrea Iannone (Team Suzuki Ecstar) foi outro piloto a bater, caindo fora da disputa na primeira volta em La Chapelle depois de ter feito uma boa largada. Em seguida, Andrea Dovizioso (Ducati Team), candidato ao título do campeonato, cometeu um erro raro na mesma curva, quatro voltas mais tarde. O número 04 tinha acabado de passar o companheiro de equipe Jorge Lorenzo – que mais uma vez teve um início magnífico – para a liderança, com o piloto da Ducati saindo sem pontos pela segunda corrida consecutiva. Todos os três saíram bem de suas quedas, mas esta provou ser outra corrida crucial no campeonato.
Enquanto isso, Lorenzo manteve-se firme na frente, Marquez estava perto de Petrucci, com Rossi e Jack Miller (Alma Pramac Racing) perseguindo os dois. Na décima volta, o número 93 fez o seu lance em Lorenzo, antes de Petrucci seguir o piloto da Honda uma volta mais tarde. Rossi e Miller logo ultrapassaram o pentacampeão mundial, com Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) à espera.
A diferença entre Marquez, Petrucci, Rossi e Miller ficou consistente, com todos os quatro trocando voltas mais rápidas. Isso foi até o seis vezes campeão mundial puxar o pino na volta 16, estabelecendo a volta mais rápida da corrida para colocar vantagem de um segundo sobre os que perseguiam a GP18. De lá, Marquez foi capaz de aumentar a diferença décimo por décimo, com Petrucci também mantendo o nove vezes Campeão do Mundo atrás. Mais tarde, Pedrosa conseguiu passar Lorenzo para o quinto posto, com o piloto da Ducati contentando-se com o sexto posto.
Mais adiante na sequência, depois de não ter conseguido a largada procurada, o vencedor do ano passado, Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP) subiu para o sétimo depois de estar fora do top 10 na primeira metade da corrida. Aleix Espargaró (Aprilia Racing Team Gresini) teve uma ótima corrida, mantendo-se em oitavo até a última volta para obter o melhor resultado da temporada. Passando-o na última volta estava Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol), ferido no pé, que teve um magnífico passeio lutando pela P8 vindo de 13º no grid.
Foi uma corrida tranquila, mas importante para Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) depois de três abandonos nesta temporada, o espanhol lutou com Viñales e Espargaró ao longo da corrida, acabando por completar os dez primeiros. Pol Espargaró (Red Bull KTM Factory Racing) obteve outro resultado sólido no P11, com Hafizh Syahrin (Monster Yamaha Tech 3) levando o melhor de Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS) para terminar como melhor estreante.
Álvaro Bautista (equipa de Angel Nieto) e Tito Rabat (Reale Avintia Racing) foram os primeiros a abandonar, com Scott Redding (Aprilia Racing Team Gresini) caindo também – todos bem.
No final, Marquez não teve como parar ao conquistar sua terceira vitória consecutiva em uma pista em que ele não vence desde 2014. O espanhol amplia sua vantagem para 36 pontos, com Mugello sendo a próxima temporada, no fim de semana do dia 3 de junho de 2018.
Confira o resultado do GP da França, em Le Mans:
1) Marc Márquez (Honda)
2) Danilo Petrucci (Ducati)
3) Valentino Rossi (Yamaha)
4) Jack Miller (Ducati)
5) Dani Pedrosa (Honda)
6) Jorge Lorenzo (Ducati)
7) Maverick Viñales (Yamaha)
8) Cal Crutchlow (Honda)
9) Aleix Espargaró (Aprilia)
10) Alex Rins (Suzuki)
11) Pol Espargaró (KTM)
12) Hafizh Syahrin (Yamaha)
13) F.Morbidelli (Honda)
14) Bradley Smith (KTM)
15) Takaaki Nakagami (Honda)
16) Thomas Lüthi (Honda)
17) Karel Abraham (Ducati)
18) Xavier Simeon (Ducati)
OUT) Scott Redding (Aprilia)
OUT) Tito Rabat (Ducati)
OUT) Johann Zarco (Yamaha)
OUT) Andrea Dovizioso (Ducati)
OUT) Álvaro Bautista (Ducati)
OUT) Andrea Iannone (Suzuki)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.