Marc Marquez vence na Alemanha e assume liderança do campeonato

Marc Marquez assumiu a liderança do campeonato da MotoGP pela primeira vez nesta temporada ao conquistar sua oitava vitória consecutiva na Alemanha, com o herói local Jonas Folger num incrível segundo lugar.

Marquez manteve a liderança saindo da pole, mas foi desafiado ao longo da corrida por Folger, que rapidamente superou Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa.

Folger assumiu a liderança das mãos de Marquez na Curva 12 logo no começo para a dupla colocar vantagem sobre os demais, antes de um momento de espalhada na Curva 1 permitir o atual campeão mundial reassumir a ponta.

O alemão permaneceu grudado na traseira da Honda de Marquez pela maior parte das 30 voltas, com os dois separados por bem menos de meio segundo, até a fase final.

Folger espalhou novamente na Curva 1 a três voltas do final e Marquez rapidamente aumentou sua vantagem, cruzando a linha de chegada mais de três segundos à frente do piloto da Tech 3.

A vitória de Marquez, sua segunda na temporada, o permitiu assumir a liderança pela primeira vez em 2017, enquanto ele manteve seu recorde em Sachsenring, imbatível desde seus dias de 125cc em 2010.

Folger, apesar de cair para trás de Marquez nas voltas finais, manteve uma vantagem grande para o terceiro colocado Pedrosa para conquistar seu primeiro pódio na classe principal.

Maverick Viñales não progrediu da 11ª posição no grid durante a primeira sequência de curvas, mas gradualmente conseguiu subir até a quarta posição, à frente do seu companheiro de Yamaha, Valentino Rossi.

Álvaro Bautista foi outro a melhorar em relação à sua posição de largada ao terminar em sexto, na frente de Aleix Espargaró, da Aprilia, e Andrea Dovizioso, da Ducati.

Dovizioso começou o fim de semana na frente do campeonato e o máximo que conseguiu alcançar na corrida foi um quarto lugar, antes de acabar perdendo posições no final da prova.

Johann Zarco terminou na nona posição, na frente de Cal Crutchlow, enquanto Lorenzo gradualmente foi perdendo posições depois de sua forte largara e terminou em 11º.

Danilo Petrucci foi outro a sofrer no trilho de corrida, ficando na 12ª posição depois de largar na primeira fila, enquanto a dupla da KTM, Pol Espargaró e Bradley Smith, terminou em 13º e 14º, respectivamente.

Jack Miller, da Marc VDS, conseguiu segurar o terceiro piloto da KTM, Mika Kallio, para conquistar o último ponto na 15ª posição, à frente de Karel Abraham, Loris Baz e Tito Rabat.

Scott Redding e Alex Rins foram os últimos pilotos a terminarem a corrida em 20º e 21º, cruzando a linha de chegada separados por 31 milésimos.

Andrea Iannone, da Suzuki, e Sam Lowes, da Aprilia, foram os únicos pilotos a abandonarem, enquanto Héctor Barberá, da Avintia, foi desclassificado depois de não cumprir uma punição por queimar a largada.

A próxima etapa da temporada 2017 da MotoGP será em Brno, República Tcheca, entre os dias 4 e 6 de agosto.

 

Confira o resultado do GP da Alemanha, em Sachsenring:

1) Marc Márquez (Honda)
2) Jonas Folger (Yamaha)
3) Dani Pedrosa (Honda)
4) Maverick Viñales (Yamaha)
5) Valentino Rossi (Yamaha)
6) Álvaro Bautista (Ducati)
7) Aleix Espargaró (Aprilia)
8) Andrea Dovizioso (Ducati)
9) Johann Zarco (Yamaha)
10) Cal Crutchlow (Honda)
11) Jorge Lorenzo (Ducati)
12) Danilo Petrucci (Ducati)
13) Pol Espargaró (KTM)
14) Bradley Smith (KTM)
15) Jack Miller (Honda)
16) Mika Kallio (KTM)
17) Karel Abraham (Ducati)
18) Tito Rabat (Honda)
19) Loris Baz (Ducati)
20) Scott Redding (Ducati)
21) Alex Rins (Suzuki)
OUT) Andrea Iannone (Suzuki)
OUT) Sam Lowes (Aprilia)
OUT) Héctor Barberá (Ducati)