Na última semana o espanhol Marc Márquez se tornou estrela de um documentário em cinco capítulos no Amazon Prime Video. Chamado de “Marc Márquez: All In”, ele fala principalmente da temporada 2022, mas também aborda outros temas da carreira – incluindo sua briga com Valentino Rossi em 2015.
Depois de dizer que Márquez teria ajudado Jorge Lorenzo, seu rival na luta pelo mundial daquele ano no GP da Austrália, freando seu progresso durante a prova, Rossi e Márquez se encontraram na pista no GP da Malásia, quando Valentino jogou o espanhol fora após, para muitos, ter chutado sua moto. Rossi foi obrigado a largar de último na última corrida, em Valência, onde alegou que Márquez foi “guarda-costas” de Lorenzo, não tentando ultrapassá-lo durante o GP.
Se Lorenzo chegasse em terceiro, perderia o título para Rossi – quarto colocado naquele GP.
“Será que eu poderia ter arriscado a ultrapassagem na última curva sem saber o que iria acontecer? Sim”, disse Márquez sobre a prova de Valência.
“Mas o fato é que essa pessoa fez tudo isso comigo só porque eu a passei. Eu a ajudaria a ganhar um título? Não.”
“Eu não estava motivado por causa do que ele criou. Pelo que vivi nessas duas semanas. Não desejo isso para ninguém, muito menos aos 22 anos. Apenas saiba que Valentino tem muito poder na mídia e as pessoas estarão contra você. Se alguém me desrespeita, eu tenho personalidade e coragem.”
O novo documentário também traz uma pequena conversa entre Rossi e Márquez após a corrida, onde Rossi sarcasticamente diz “parabéns” e Márquez responde: “belo chute”.
“Algumas pessoas ainda dizem que me joguei contra a moto dele”, falou Márquez em tom sarcástico. “’Ele não chutou você, apenas empurrou um pouco o pé.’”
“Tanto faz, ele me encurralou na lateral da pista. Não me deu espaço. E quando ele olhou para mim, colocou o pé para fora. Também foi um erro do diretor de prova. Se não fosse Valentino Rossi, era bandeira preta e acabou.”
O documentário diz que a rivalidade entre os dois começou de verdade um ano antes em Tavullia, cidade natal de Rossi, quando Márquez estava entre um grupo de pilotos convidados para o rancho do italiano
“Ficamos lá um dia”, lembra Márquez. “Estávamos competindo para ver quem batia o recorde em sua pista”.
“A partir daquele dia, acho que algo mudou. A relação esfriou um pouco. Eu não sei por quê. Talvez ele tenha se incomodado por eu ter batido o recorde dele, não sei. A palavra da rua é que foi uma das razões”, riu.
Como é novo documentário sobre Marc Márquez? Vale a pena assistir? FullGas Podcast comenta!