Márquez diz que prazo de retorno à MotoGP depende de raio x na próxima semana

Depois de fazer uma quarta cirurgia no braço direito para tentar superar dores que sentia no local devido ainda ao acidente no GP da Espanha de 2020, Marc Márquez falou pela primeira vez à imprensa depois da intervenção nesta quinta no Red Bull Ring, onde a MotoGP corre o GP da Áustria neste final de semana.

Perguntado sobre sua recuperação e sobre a volta, ele mostrou otimismo, mas falou que apenas na próxima semana poderá saber o que irá acontecer.

“É verdade que a minha intenção é fazer algumas corridas este ano. Na próxima semana terei a resposta se será possível ou não”, falou Márquez nesta quinta na Áustria.

“Me sinto muito bem. No final das contas, é um braço que recebeu quatro operações, mas pelo menos agora está funcionando normalmente. Já estou fazendo alguns exercícios que antes eram impossíveis. Mas na próxima semana terei um importante exame médico. Nesse raio-X eles vão entender se eu posso aumentar os pesos na academia e quando vou poder correr.”

“Estamos otimistas porque a cada semana eu aumento o trabalho de reabilitação e o braço está reagindo bem.”

Com o realinhamento ósseo progredindo positivamente, rumores dão conta de que o teste coletivo de Misano, no início de setembro, poderia ser o retorno de Márquez. Mas ele nega por enquanto.

“Não sei. Acho que não, é muito apertado”, disse. “Mas na próxima semana terei o exame médico. Não quero dizer ‘farei uma corrida, duas corridas, três corridas esse ano’. Eu não sei agora.”

“Na próxima semana, eles vão me dizer como está a situação com o osso. Se estiver tudo bem, começarei a trabalhar para voltar, e quando me sentir pronto, voltarei, porque será importante me preparar para 2023.”

“Quando me sentir 70% ou 80%, sentir que posso pilotar uma moto de MotoGP de uma forma mais ou menos boa, voltarei. Porque para a última parte da reabilitação, a melhor maneira é estar na moto. Você não pode esperar estar 100% antes de andar na moto.”

“É verdade que, até agora, tenho dúvidas de como o braço vai ficar. Porque sim, agora parece que está funcionando bem, mas quando você pilotar uma moto de MotoGP, você entenderá imediatamente se está tudo bem ou não.”

Andrea Dovizioso e muito mais! Quem foram os pilotos que ninguém acreditava, mas que tiraram o sono de lendas na MotoGP? No FullGas Podcast: