Foto: MotoGP
Depois de se recuperar de uma contusão séria em 2020, Marc Márquez teve sua temporada de 2021 bastante afetada pelo fato de não estar 100% fisicamente. Agora, após uma queda em um treino de motocross antes do GP do Algarve, o piloto mais uma vez terá que passar por uma recuperação demorada por ter lesionado o nervo ótico.
Trata-se do mesmo nervo que contundiu em uma queda quando andava de Moto2, na Malásia em 2011. Na época, Márquez ficou quatro meses e meio sem correr. Agora, exatos dez anos depois, o piloto e a Honda pregam cautela.
“Sim, é uma lesão muito semelhante à de 2011 com a Moto2 em Sepang”, confirmou o diretor da Repsol Honda, Alberto Puig.
“Claro, não é um osso, é uma coisa que eu diria ser um pouco mais complicada. Mais delicada. É uma coisa que você tem que ter calma e ver no que dá.”
“Não é tão fácil saber como um nervo ou um olho podem reagir, mas o médico foi positivo. O que ele mais mencionou foi que temos que ser pacientes. Porque não é como quando muitos pilotos caem e colocam uma placa e correm na semana que vem. Isso é mais sério, digamos, e vai levar algum tempo.”
“Claro que quero estar confiante e não sou médico, mas ouço o que eles falam e claro que temos que pensar positivo. A chave para isso é, como eu disse, uma coisa muito difícil. Nós temos que ser paciente.”
“Paciência é algo que não existe no nosso esporte. Mas será assim e vamos torcer para que ele tenha sorte e possa voltar à plena forma.”
Puig ainda acrescentou que Márquez entende que nada pode ser feito para apressar sua recuperação.
“Acho que às vezes a vida te leva a situações em que você tem que ser paciente, porque você não tem outra opção. Márquez é um cara inteligente e acho que ele entendeu assim.”
“Muitas vezes você tenta, e normalmente como um esportista estamos sempre tentando fazer coisas que estão fora do livro. Mas quando estamos falando sobre a visão, acho que é claro que ele vai ter paciência e vai levar a situação com muita calma.”
“Não é como se estivéssemos falando sobre um pulso ou um braço ou algo diferente.”
FullGas Podcast elege e reconta as 10 melhores corridas de Valentino Rossi na MotoGP! Relembre:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.