O espanhol Marc Márquez não irá participar do GP da República Tcheca deste final de semana após quebrar novamente o úmero do braço direito, que já havia sido contundido no GP da Espanha, primeira etapa do mundial 2020.
De maneira inusitada, o piloto quebrou a placa instalada em seu osso abrindo uma janela de sua residência, de acordo com seu chefe de equipe, Alberto Puig.
“Um acidente doméstico em sua casa ao abrir uma janela muito grande – grande como uma porta – criou uma grande dor no braço”, disse. “Consequentemente, quebrou a placa. Isso provavelmente aconteceu devido às tensões de todo esse tempo.”
“De qualquer forma, Marc sempre tentou seguir as indicações de seu médico e as sensações de seu corpo, e foi a Jerez com o consenso de todos os seus médicos”.
Companheiro de equipe de Marc, Álex Márquez – que mora na mesma casa do irmão – disse que o problema ocorreu na segunda-feira de manhã.
“Eram 7h30 da manhã, ele acordou um pouco mais cedo do que eu, eu estava dormindo, estava na minha cama e ele já me acordou com o braço quebrado”, disse Álex.
“Ele só queria sair com os cachorros, andar um pouco e relaxar. Ele tentou abrir uma grande janela e quebrou o braço. Ele me acordou e também o fisioterapeuta, que estava em casa para a recuperação. Aí chamamos o Emilio (Alzamora, empresário), chamamos o (Dr. Xavier) Mir e só aí fomos para o hospital. É uma situação estranha, mas pode acontecer.”
Puig ainda demonstrou certa irritação quando disse que os médicos responsáveis pelo tratamento pós-acidente de Márquez não forneceram todos os fatos da situação.
“Os médicos não esperavam que esta placa pudesse se quebrar, e foi o que disseram e informaram ao piloto e também à equipe”, disse Puig.
“Se eles nos informassem disso, Marc nunca tentaria andar e a Honda nunca o deixaria andar. De qualquer forma, essas coisas acontecem e aconteceu. A sorte é que isso aconteceu em sua casa e não em Brno ou na Áustria, porque isso poderia ter consequências maiores para ele”.
Marc Márquez deverá retornar apenas no GP de San Marino, na metade de setembro.