Márquez tem punição por acidente suspensa indefinidamente pela MotoGP

O espanhol Marc Márquez, fora do GP das Américas de MotoGP neste final de semana, segue tendo um impasse quanto à punição pela batida com Jorge Martín e Miguel Oliveira – que tirou o português do GP da Argentina devido a uma contusão – no GP de Portugal.

Na ocasião, Márquez teve especificado que deveria cumprir a penalização de volta longa dupla “no GP da Argentina”, e não na corrida seguinte que participasse. Com uma fratura na mão direita devido ao acidente, Márquez perdeu não só o GP em Termas de Río Hondo como também perderá a prova em Austin neste final de semana.

Ao saber que o piloto estava lesionado e fora daquela corrida, o painel de comissários da MotoGP alterou a notificação e acrescentou um ponto, especificando que a penalidade deveria ser cumprida “na próxima corrida” em que ele participasse. Porém, tendo em vista que uma penalidade aplicada pelos comissários é uma “decisão final”, uma mudança de palavras não caberia neste caso. Assim, a Honda apelou da punição, e agora a penalização está suspensa até que seja julgada pela pelo tribunal de recursos da MotoGP

O comunicado, enviado pela FIM, explica a decisão do Tribunal da Apelação.

“No dia 26 de março, na corrida da MotoGP no Grande Prêmio Tissot de Portugal, o Comitê de Comissários da FIM na MotoGP impôs uma penalidade volta longa dupla ao piloto nº 93, Marc Márquez. Em 28 de março de 2023, o mesmo painel de comissários notificou a Aplicação da Sanção imposta ao motociclista para clarear o âmbito da sua aplicabilidade”, refere a nota.

“Na sequência do recurso do piloto e da HRC contra a Aplicação da Sanção, os Comissários de Recurso da FIM decidiram remeter o caso para o Tribunal de Recurso do MotoGP, em 29 de março de 2023”.

“Como resultado, o Tribunal de Recurso da MotoGP decidiu sobre o pedido da suspensão da execução do pedido de sanção apresentado pelos recorrentes. Em 12 de abril de 2023, foi publicada resolução concedendo a suspensão da execução do Pedido de Sanção, o que foi notificado aos apelantes no mesmo dia. A decisão final sobre o recurso será proferida oportunamente”.

O maior talento da MotoGP vindo do Japão: a carreira, as vitórias e a trágica perda de Daijiro Kato. Assista no FullGas Podcast:



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.