Jack Miller larga da pole-position no GP de San Marino da MotoGP. Na classificação da manhã deste sábado (3), o piloto bateu a concorrência em condições mistas para garantir a posição de honra do grid de saída.
A tomada de tempos em Misano teve tanto chuva quanto pista secando. No início do Q1, a água começou a marcar presença e a bandeira de chuva chegou a ser tremulada. No Q2, então, as condições seguiam bastante complicadas.
Entretanto, o australiano da Ducati fez o melhor proveito das condições. Encontrando o trilho seco do traçado, virou e anotou a marca de 1min31s899 para ficar com a pole-position da corrida do domingo. Pecco Bagnaia, quem precisa cumprir punição, e Enea Bastianini ficaram no top-3.
Quem teve sessão bastante discreta foi Fabio Quartararo. Líder da classificação, o francês ficou a 0s347 do ponteiro e alinha apenas na oitava colocação do grid, ou terceira fila.
Saiba como foi a classificação do GP de San Marino da MotoGP:
O primeiro grupo de pilotos foi liberado para a pista para tentar as duas últimas vagas do Q2. Jorge Martín, Marco Bezzecchi, Luca Marini, ÁLex Márquez, Michele Pirro, Brad Binder, Darryn Binder, Takaaki Nakagami, Andrea Dovizioso, Fabio Di Giannantonio, Remy Gardner, Raúl Fernández, Pol Espargaró, Stefan Bradl eram os nomes.
Ainda nos primeiros instantes da tomada de tempos, o irmão mais novo de Marc Márquez sofreu uma queda. O piloto rapidamente se colocou de pé e correu para os boxes para pegar a moto reserva.
No momento, o tempo a ser alcançado era de 1min32s208 anotado por Martín. Bezzecchi vinha logo atrás do espanhol da Gresini para também beliscar momentaneamente uma das vagas para a próxima parte.
Faltavam seis minutos para o encerramento da sessão e a maior parte dos competidores estava nos boxes. Apenas Marini, Dovizioso, Darrun, Nakagami estavam no traçado tentando melhorar as marcas.
Perto do encerramento da primeira fase da classificação, a bandeira de tempo molhado voltou a tremular em Misano. Apesar de a precipitação não estar muito forte, estava suficiente para começar a molhar o asfalto.
Até o momento, os dois nomes que estavam conseguindo as vagas eram Bezzecchi com a marca de 1min31s961 e Marini a apenas 0s043 do ponteiro. Marini, terceiro, estava a apenas 0s011 de entrar.
Encerrado o Q1 e Bezzecchi, que dominou a primeira parte da tomada de tempos, conseguiu passar como o mais rápido. Marini acompanhou o competidor italiano e, com isso, a VR46 conseguiu colocar dois pilotos.
No momento do Q2, a chuva ainda estava marcando presença no Circuito Marco Simoncelli. O termômetro indicava 24ºC e o asfalto chegava a 27ºC, enquanto o vento soprava a 8 km/h.
Antes mesmo de os pilotos saírem, uma fiscal acionou bandeira vermelha. Entretanto, o relógio começou a rodar e os competidores foram liberados a deixarem os boxes, sem explicação para o motivo.
Com isso, a dupla que passou pelo Q1 se juntaria a Jack Miller, Pecco Bagnaia, Enea Bastianini, Fabio Quartararo, Álex Rins, Johann Zarco, Maverick Viñales, Aleix Espargaró, Franco Morbidelli e Miguel Oliveira na briga pela pole.
Neste momento, os pilotos optaram por começarem a sessão com pneus de pista molhada. Então, os primeiros minutos eram dedicados para aquecimento das borrachas e as voltas de instalação.
Com a marca de 1min38s743, Oliveira era quem estava com a pole provisória e calçando pneu de pista seca. Zarco e Bagnaia completavam a primeira fila do momento, enquanto Pecco foi chamado para boxes para troca de moto.
O espanhol mostrava que o pneu slick era a melhor aposta já que as condições vinham melhorando. O competidor estava a mais de 2s para Zarco, que ainda estava calçando os pneus de pista molhada.
Entretanto, as coisas estavam mudando rapidamente em Misano. Bezzecchi chegou a se colocar em primeiro, mas logo foi superado por Miller que com 1min36s004, assumiu a primeira posição da tabela.
As marcas caíam vertiginosamente no Circuito Marco Simoncelli. Em comparação com o início do Q1, a marca de Miller, que baixou ainda mais sua volta rápida, já estava 4s mais rápida – o australiano anotava 1min34s764.
As coisas estavam bastante movimentadas em Misano. Bezzecchi assumiu a ponta novamente, mas logo foi superado por Bagnaia, depois Bastianini e, mais uma vez Miller saltou para a ponta com 1min32s637.
Como já é tradicional na temporada 2022 da MotoGP, a Ducati estava dominando na classificação. Com Jack, Bastianini, Zarco e Bagnaia, ficava momentaneamente com as quatro primeiras posições.
O tempo a ser superado é do australiano da Ducati com 1min31s899. Zarco vinha na segunda posição a 0s270 do ponteiro, com Viñales na sequência, mas as posições não estavam nada definidas.
Com a bandeira quadricula, então, Jack conseguiu manter a pole-position. Bagnaia conquistou a segunda posição, seguido por Bastianini, Bezzecchi, Viñales e Zarco completando as duas primeiras filas do GP de San Marino.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon