Dani Pedrosa (Telefónica Movistar) que conseguiu vencer pela primeira vez em Jerez domingo passado, nunca subiu ao pódio em Portugal, O jovem espanhol tem agora outro desafio pela frente, vencer no país vizinho.
Em 2004, Pedrosa terminou em quarto lugar em Estoril, este foi seu melhor resultado em suas visitas a Portugal, junto com outro quarto lugar que conseguiu em 2003 quando estava na 125cc. Poderemos voltar a ver Pedrosa com seu ritmo implacável de Jerez , onde só Sebatián Porto pode seguir seu rastro, o piloto catalão tem muitas chances de vitória em Estoril.
Sebastián Porto, conta com um melhor desempenho em Portugal que seu rival, esteve muito perto da vitória em 2004 quando ficou a pouco mais de três décimos do vencedor da prova, Toni Elias. Porto terminou a prova na segunda colocação. Em 2002, o piloto da Aprilia também subiu ao pódio, com a terceira colocação.
Randy de Puniet (Aspar Team) Casey Stoner (Carrera Sunglasses-LCR) foram as grandes vitimas das quedas em Jerez. Ambos estavam na terceira posição da corrida, quando caíram e ficaram afastados de qualquer possibilidade de pódio na primeira prova.
Andrea Dovizioso (Scot Kopron) foi o melhor piloto, dos que passaram da 125cc para a 250cc. O vice-campeão de 2004, Héctor Barberá, foi um dos destacados no traçado andaluz. Precisamente o valenciano que conseguiu vencer em Estoril em 2004 com a 125cc. Seu companheiro de equipe na Fortuna Lotus Honda, Jorge Lorenzo, terceiro no GP de Portugal de 2004 com a 125cc, também quer voltar a mostrar sua crescente adaptação a nova categoria.