Este domingo, Sebastián Porto, terminou o betandwin.com Grande Prêmio de Portugal sem conseguir uma vitória no Estoril. Porto esteve muito próximo nestes últimos anos desta conquista – ele ficou com o segundo lugar no ano passado e o terceiro em 2002 – mas desta vez terminou longe do pódio, em nono lugar, um resultado que o piloto atribui a problemas de pneus.
Lutando para conseguir uma vitória no Estoril, Porto esteve muito rápido no início da corrida, conseguindo mesmo a impressionante vantagem de dois segundos sobre os seus mais diretos rivais. Na quarta volta o Argentino já havia conseguido aumentar a vantagem para quatro segundos e meio.
Porto manteve-se na liderança à frente da estrela da equipe Telefonica Movistar Honda, Dani Pedrosa, até mais ou menos no meio da corrida, altura em que começou a perder terreno para os seus perseguidores. Dai pra frente às coisas correram de mal a pior para Porto.
Depois da corrida, um frustrado Porto afirmava: “Hoje não fomos felizes. Sinto-me impotente porque larguei bem e penso que se não fosse pelo problema dos pneus, teria ganho a corrida.
“Nas duas primeiras voltas já tinha alguma vantagem sobre os demais. A partir da quarta volta o pneu traseiro começou a se desgastar e tive de diminuir o ritmo. Depois os outros pilotos começaram a me ultrapassar”.
“É muito difícil pilotar a moto nestas condições e quase que cai por diversas vezes. Estou muito chateado porque a vitória estava muito próxima, mas coisas assim acontecem e nada podemos fazer contra”.
O nono lugar faz com que Porto perca um lugar na classificação geral, sendo ultrapassado pelo jovem italiano Andrea Dovizioso, e ficando agora a 11 pontos atrás do líder Dani Pedrosa.