Elías não descansa no último teste da Honda

O “assalto” da Honda ao recente domínio da Aprilia no Campeonato do Mundo de 250cc continuou na passada quarta-feira, em Espanha, com a terceira sessão de testes de pré-época para Toni Elias, Roberto Rolfo e Hiroshi Aoyama. As baixas temperaturas na pista atrasaram um pouco a evolução dos testes mas, ainda assim, Elias percorreu nada menos que 100 voltas, ou seja, quatro vezes a distância de um Grande Prémio… e quase todas no tempo do recorde da pista.

“Estou cada vez mais confortável com a Honda, especialmente agora que já sabemos do que somos capazes numa pista que não é a melhor para as características da nossa mota”, comentou Elias, que estabeleceu como melhor volta 1’47.9 – menos 0,8s que a “pole” de Randy de Puniet em 2003. “Hoje, o piso estava um pouco sujo devido aos trabalhos de renovação do asfalto mas os tempos são bons e reflectem o trabalho que começamos em Jerez. Temos apenas que encontrar a melhor base sobre a mota de 2003 para a aplicarmos da melhor maneira na versão de 2004, quando a tivermos”.

Quanto ao companheiro de equipa na Fortuna Honda, Rolfo rodou 77 voltas e conseguiu 1’48,6, igualando a sua melhor volta em corrida em 2003, nesta pista. “O G.P. do ano passado não foi uma experiência positiva para mim mas hoje conseguimos um bom ‘set up’ numa pista complicada para nós”, disse o italiano. “É sinal que estamos a trabalhar bem mas ainda temos que evoluir”.

Aoyama continuou a sua aprendizagem a circuitos europeus, com um dia recheado e produtivo, sob o olhar atento de Alberto Puig, Team Manager da Telefonica Movistar Honda, e do colega de equipa, Dani Pedrosa, que já iniciou o seu treino físico mas ainda não está em condições para poder correr. Aoyama fez 1’49,9, mas sentiu que podia ter feito melhor com mais algumas voltas. “Com os testes de F.1 aqui, a pista estava um pouco escorregadia. Precisava de mais tempo em pista para conseguir um ritmo ‘decente’ e penso que com mais umas horas teria tirado pelo menos um segundo ao meu tempo”.

No próximo fim-de-semana, as duas equipas de fábrica da Honda viajam até Valência para mais testes, antes dos mecânicos da Fortuna Honda, chefiados por Mássimo Capanna, irem até ao Japão para o primeiro contacto com a nova versão da RS250RW. A nova mota será então enviada para a Europa a tempo dos testes oficiais de 250cc em Valência, em meados de Março.