Vice-campeão da Moto2 em 2021, Raul Fernandez terminou a temporada com oito vitórias contra apenas cinco de seu companheiro Remy Gardner, que ficou com o título. Entretanto, em vez de parabenizar o australiano, Raul disse após seu primeiro teste na MotoGP que deveria ter sido o campeão se seu time o ajudasse mais.
“O problema que tínhamos é que ninguém soube nos orientar e por isso não temos o título”, disse à página espanhola do Motorsport.com.
“É claro que não fui campeão, mas moralmente tenho em mente que conquistei algo que custa muito caro. O problema que tínhamos é que toda a minha equipe – e quando me refiro à minha equipe falo dos meus mecânicos, que tive muita sorte de encontrar um grupo tão especial – não tinha experiência e ninguém sabia como nos orientar.”
“E é por isso que hoje não temos a coroa do campeonato, mas moralmente ficou demonstrado como resultado que sou o piloto mais forte, com mais vitórias, poles, voltas mais rápidas… Remy é o campeão, ele conquistou mais pontos, mas realmente com a velocidade que tivemos e sendo um peixe que nada contra a corrente, sinceramente me sinto um campeão moral. O que fizemos nos conhecendo este ano é impressionante.”
Fernandez ainda sugeriu que sua equipe, a KTM Ajo – uma das mais tradicionais das classes de acesso – teria colocado “pedras” em seu caminho.
“Sim”, disse ele falando sobre se sua própria equipe lhe colocou pedras no caminho. “Todos podem entender como quiserem, mas nós sabemos disso. O suor e as lágrimas nos custaram. No meio do ano conversamos, e todos eles (os mecânicos de seu lado do box) estavam muito mal, todos queríamos que a temporada acabasse. No final, todos entendem o que quiserem e não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu”.
Campeão, Remy Gardner chegou a dizer que foi melhor que Fernandez devido à inteligência na temporada. Entretanto, o espanhol foi taxativo: “não”.
“É muito bonito falar sobre ser campeão, quando você está há seis anos em uma categoria, dizendo que foi mais esperto. Não, não foi mais inteligente, foi quem teve menos pedras no caminho”.
FullGas Podcast elege e reconta as 10 melhores corridas de Valentino Rossi na MotoGP! Relembre:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.