Ai Ogura teve história de recuperação no GP do Japão da Moto2. Na prova deste domingo (24), o competidor escalou o pelotão da 13ª colocação para garantir a vitória e fazer a felicidade da torcida caseira.
Quem largou da pole-position da corrida em Motegi foi Arón Canet. Nas voltas iniciais, o único piloto que conseguia fazer frente ao ponteiro era Fermin Aldeguer, mas após cometer um erro, permitiu com que o espanhol abrisse vantagem de quase 2s.
Acontece que pouco depois, na curva 9, o titular da Speed Up sofreu um incidente e foi ao chão. Em sua terceira queda largando da ponta, quem assumiu a primeira colocação do pelotão foi Somkiat Chantra, com Tony Arbolino, Alonso Lopez e Ogura na sequência.
Restando dez voltas para o encerramento da disputa, o piloto da casa Ai já estava na primeira colocação, enquanto Augusto Fernández, líder do campeonato, tentava se aproximar da dupla da frente.
Acontece que Ogura nunca deu oportunidade para os adversários se aproximarem já que havia aberto um respiro de 1s8 na liderança. Já o espanhol passou diversos giros brigando com López para tentar avançar mais.
Foi nos instantes finais que Augusto conseguiu tomar o segundo posto, mas nunca realmente chegando a ameaçar Ogura, que garantiu o triunfo. Quem completou o pódio do dia em Motegi foi López.
Enquanto isso, Canet teve corrida para esquecer. Postulante ao título, chegou a cair mais uma vez perto do final da prova – Celestino Vietti, da VR46 e que também briga pelo caneco, foi outro abandono no Japão.