Mika Kallio vai defender a liderança do campeonato pela primeira vez em sua carreira durante esta terceira etapa do Campeonato do Mundo de MotoGP que será disputada na China.
Depois de conquistar o segundo lugar na primeira etapa do Mundial, em Jerez, o piloto da Red Bull KTM reivindicou a vitória no Estoril depois de uma espetacular batalha com o espanhol Hector Faubel que foi decidida com photo-finish, Mika fez história ao tornar-se o primeiro finlandês a vencer um Grande Prêmio em 30 anos.
A vitória não serviu apenas para colocar Kallio na liderança do campeonato com uma vantagem de 14 pontos, mas também fez com que a marca austríaca conseguisse, pela primeira vez desde a sua estréia, chegar ao primeiro posto do Campeonato de Construtores (45), empatada com a italiana Aprilia.
Marco Simoncelli (Nocable.it Race) foi o primeiro vencedor do ano e terminou à frente de Kallio em Jerez. O italiano que não foi bem no GP de Portugal, vai querer, certamente, “vingar-se” na China e manter a presença entre o pelotão dianteiro.
Hector Faubel (Master Aspar) foi o segundo colocado, atrás de Kallio, no Estoril e tentará reafirmar as suas capacidades mantendo-se no pelotão da frente e lutando pela vitória. Os italianos Fabrizio Lai (Kopron Racing) e Mattia Pasini (NGS Totti Top Sport) são também potenciais ameaças para os pilotos que andam na frente.
Depois de um início apagado na Espanha, o ex-campeão do mundo, Manuel Poggiali mostrou sinais de melhora ao terminar em quinto no Estoril. Thomas Lüthi (Elit Grand Prix) também começou a acompanhar os pilotos mais rápidos. Depois de não ter terminado a primeira corrida devido a problemas técnicos, garantiu o seu primeiro pódio da temporada no Estoril.
Outro piloto que deverá chamar a atenção em Shangai, será Gabor Talmacsi que liderava no Estoril quando caiu na segunda volta. Novidades no pelotão serão alguns pilotos locais: Cheung Wai On, Ho Wan e You Rao Zhou.