O Campeonato da 125cc está mais acirrado que nunca, com cinco pilotos separados por apenas 19 pontos ao longo de nove etapas. Depois do segundo posto em Sachsenring, Thomas Lüthi é o líder atual do Campeonato com três pontos de vantagem sobre o vencedor do GP da Alemanha, Mika Kallio.
Lüthi está de volta ao topo da classificação pela segunda vez nesta temporada, isto porque o piloto já esteve à frente de Kallio no Campeonato no início de junho ao garantir o segundo lugar em Mugello, Kallio caiu na última volta, quando liderava a corrida.
Kallio liderou o Campeonato ao longo de três corridas desde a segunda etapa da temporada no Estoril até à sua queda na Itália. Apenas Mattia Pasini conseguiu manter-se igual no topo da tabela, desde a Catalunha até ao GP da Alemanha no final de semana passado. O italiano liderou em igualdade de pontos com o húngaro Gabor Talmacsi nas duas etapas anteriores, os GP’s da Holanda e da Inglaterra.
É também importante o fato de serem cinco os pilotos que venceram pela primeira vez em suas carreiras este ano: Pasini, Talmacsi, Luthi, Kallio e Simon.
Com sete etapas até ao final da temporada, a luta pelo título continua em aberto. Todos os pilotos vão conhecer o circuito da turquia, em Outubro, e será interessante levar em conta que, os outros seis traçados que ainda terão pela frente – Brno, Motegi, Sepang, Losail, Phillip Island e Valência – parecem não favorecer qualquer um dos cincos primeiros classificados.
No ano passado Lüthi somou apenas 14 pontos nestes seis circuitos, enquanto Kallio terminou apenas por na zona de pontuação, com o 4º lugar em Losail. Talmacsi foi relativamente forte no final da temporada com 28 pontos, enquanto Simoncelli e Pasini somaram 10 e 23 pontos, respectivamente, nestas seis pistas.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.