Gabor Talmacsi venceu a corrida de 125cc num controverso ‘photo-finish’ sobre o seu colega na equipe Red Bull KTM e atual candidato ao título, Mika Kallio. Kallio liderou toda a corrida, mas foi surpreendido quando, nos últimos dez metros, Talmacsi aproveitou o vacuo e roubou-lhe a vitória, a sua terceira da temporada.
Com Kallio lutando pelo título Mundial com o jovem Suíço, Thomas Lüthi, a equipe KTM havia decidido antes da corrida que Kallio teria o apoio dos seus colegas de equipe, Talmacsi e Julian Simon, para a o ajudarem na conquista do título.
Kallio largou da pole e dominou a corrida com Talmacsi colado em sua traseira nas 18 voltas – até dez metros do final. Na última volta, Kallio pensou que Talmacsi ficaria atrás e não arriscaria uma ultrapassagem que poderia resultar na queda de ambos.
O diretor do Team Red Bull KTM, Harald Barol, comentou: “Não estou nada satisfeito. Não foi uma manobra pensada, esta do Gabor, já que isto nos pode custar muito caro se fizermos as contas no final do campeonato. Antes da corrida falei com o Gabor e o Julián e tornei claro, que se estivesse no grupo da frente com o Mika, teriam de o ajudar na luta pelo campeonato, e não foi isso que o Gabor fez.”
A inesperada vitória de Talmacsi custou cinco pontos a Kallio, a diferença entre o primeiro e segundo lugar no campeonato.
“Estou muito chateado, já que foi uma manobra estúpida por parte do Gabor,” disse Kallio, que agora lidera à frente de Luthi por apenas dois pontos. “Na última volta, sabia que o Gabor estava atrás de mim, como sempre esteve toda a corrida, e não me defendi porque pensava que ele ficaria em segundo, seguindo as ordens da equipe. Mas a dez metros da bandeirada ele me ultrapassou. Esta atitude me custou cinco pontos no campeonato. Agora quero apenas pensar nas três corridas que faltam para terminar o campeonato.”
Talmacsi deu a sua visão sobre o acontecido, afirmando não saber que aquela era a última volta.
“Eu não sabia que aquela era a última volta, o meu ‘pit board’ estava correto, mas o painel principal da torre de chegada estava errado e pensei que havia ainda mais uma volta”, disse o Húngaro. “Sou um piloto, estive sempre próxima da frente, tinha um bom vácuo e era um pouco mais rápido em linha reta, quando sai para a ultrapassagem a bandeira surgiu tão depressa que quase nem reparei. Durante a corrida a performance dos meus pneus foi caindo e vi que o Mika estava um pouco mais rápido do que eu. Mesmo assim ele ainda tem uma boa chance em relação ao título.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.