Kallio e Luthi: uma luta de titãs

Mika Kallio (Red Bull KTM) e Thomas Luthi, separados por apenas dois pontos no topo da tabela classificatória da 125cc, preparam-se para terminar a temporada embrenhados numa luta de titãs, para ver quem leva para casa o título, quando faltam apenas três corridas.

Esta dupla tem alternando no topo da tabela de classificação na esperança de poderem suceder ao italiano Andrea Dovizioso, no título de Campeão do Mundo da 125cc. O finlandês e o suíço venceram ambos três das 13 corridas disputadas até ao momento, embora Kallio tenha conseguido subir por oito vezes ao pódio, tenha mais um pódio que o seu rival. As vitórias de Luthi surgiram sempre que conseguiu a pole position, uma estatística que Kallio não consegue igualar, já que tem apenas duas vitórias, resultantes das oito poles que já obteve este ano.

Kallio conseguiu a primeira vitória logo na etapa inaugural, enquanto que Luthi sofria problemas mecânicos. O finlandês venceu depois na Espanha e Portugal, o que o deixou na liderança do campeonato. Contudo, um mau resultado na China e a queda na Itália e Holanda frearam suas expectativas, enquanto que Luthi foi ganhando terreno ao pontuar nas dez primeiras corridas. O piloto da equipe Elit Grand Prix passou para liderança do campeonato na corrida de Mugello.

Com a temporada chegando ao meio, a rivalidade entre os dois pilotos foi aumentando, e desde o GP da Alemanha que os dois têm vindo alternando entre o primeiro e segundos lugares. No Qatar, um sexto lugar de Luthi, combinado com um segundo de Kallio, deu novamente ao finlandês a liderança do campeonato.

A batalha entre ambos tem deixado os outros pilotos afastados da luta pelo título, mas não obstante o domínio exercido, nenhum conseguiu até agora obter duas vitórias consecutivas. Um feito conseguido pela última vez por Arnaud Vincent na temporada de 2002.