Depois de ter liderado a primeira sessão de treinos livres do bwin.com GP de Portugal desta manhã (interrompido pela queda de Richar Cardus), Mattia Pasini, da Polaris World, manteve o ritmo e conquistou a pole provisória no circuito do Estoril, palco da 13ª etapa do Campeonato da 125cc.
Não fosse a falta de sorte de Pasini na primeira metade da temporada, o italiano estaria certamente lutando pelo título com os pilotos da Bancaja Aspar, Gabor Talmacsi e Hector Faubel. Pasini vai tentar confirmar amanhã a 11ª pole da temporada.
Pasini estabeleceu novo recorde do traçado português ao parar o cronômetro em 1m45,115s, deixando o líder do Campeonato do Mundo, gabor Talmacsi a 0,351s de distância e na segunda posição. Já o companheiro de equipe e concorrente direto de Talmacsi, Faubel, teve uma sessão menos positiva. O espanhol caiu a dois minutos do final da sessão e não foi além do 17º tempo.
Talmacsi contou também com a presença de um companheiro de equipe a seu lado, já que Sérgio Gadea foi o terceiro mais rápido desta tarde. A dupla da Aspar terminou apenas com 0,031s de diferença, enquanto o quarto classificado Lukas Pesek, da Valsir Seedorf Derbi, ficou a mais de meio segundo do primeiro.
Na segunda fila do grid provisório ficaram Joan Olivé, Pol Espargaró, da Belson Campetella Aprilia, Tomoyoshi Koyama, da Red Bull KTM, e Raffaele de Rosa, da Multimedia Racing.
O wild-card da RACC Aprilia, Ricard Cardus, recuperou-se da queda sofrida nesta manhã para se qualificar provisoriamente na última posição do grid (35º) a 5,739s de Pasini. Já o wild-card português Ivo Relvas, aos comandos de uma Aprilia da SGM Racing, fez o tempo de 1m54,196s, marca que o deixa a cerca de dois segundos dos 107% da pole que terá de atingir, para poder participar do grid de domingo.