Depois de conseguir a pole no Grande Prêmio da África do Sul, Andrea Dovizioso – que recentemente completou 18 anos de idade – esperou até à última curva para conquistar a sua primeira vitória no campeonato do Mundo.
O italiano esperou pelo melhor momento para ultrapassar o seu compatriota e ex-campeão do Mundo, Roberto Locatelli, e ganhar a corrida sob a linha de chegada. O homem da Honda fazia parte de um quarteto de pilotos que lideravam a corrida e onde se incluíam também Casey Stoner e Pablo Nieto. Depois deste último duo ter sido deixado para trás pelos italianos nas voltas finais, Stoner foi mais forte que Nieto, arrecadando o último lugar do pódio e assim derramar o seu primeiro champanhe com as cores da KTM.
Tratou-se de uma corrida um tanto ou quanto monótona na classe de 125cc especialmente quanto comparada com o frenesim dos últimos anos, embora a velocidade que Dovizioso demonstrou tenha sido impressionante, assim como a sua estratégia de corrida. Mike di Meglio conseguiu a sua melhor classificação num Grande Prêmio com a quinta posição, imediatamente à frente de Gino Borsoi. Logo atrás chegaram Mirko Giansanti, Steve Jenkner e Alvaro Bautista, enquanto que Hector Barbera completou o top ten depois de ter sido obrigado a largar dos boxes.