Categoria: Moto3
|
9 de novembro de 2021 08:38

Bagnaia vê necessidade de superlicença da F1 para MotoGP após acidente na Moto3

A decisão do título da Moto3 no GP do Algarve no último domingo acabou ocorrendo de maneira antecipada devido a um incidente provocado por Darryn Binder. O sul-africano derrubou Dennis Foggia e Sergio Garcia após perder o ponto de freada da curva 3 da pista de Portimão.

Com o abandono de Foggia na última volta, o título da temporada ficou com Pedro Acosta – vencedor da corrida. Binder, que tem contrato para subir para a MotoGP em 2022, foi alvo de críticas após ser desclassificado da prova pelo lance. Tendo vencido apenas uma corrida na Moto3, muitos defendem que um sistema de pontos de superlicença – como na Fórmula 1 – seja o ideal para a MotoGP. Um destas pessoas é o vice-campeão de 2021, Francesco Bagnaia.

“Acho que, assim como nos campeonatos de carros, precisamos de uma superlicença. Somente se você se sair bem no campeonato, poderá ir para o próximo nível”, disse Bagnaia.

“O que vimos é comum, porque vimos muitos acidentes como este dele (Binder).”

“Sei que não é correto dizer isso de outro piloto, mas este piloto no próximo ano estará conosco na MotoGP, e espero que um incidente não aconteça. Mas é algo que eles têm de pensar, eu acho.”

Outros pilotos concordaram com a proposta de Bagnaia, embora seu mentor Valentino Rossi – que já criticou alguns pilotos de Moto3 – não acredite que uma superlicença seja o caminho para resolver os problemas na classe menor do mundial.

“O que aconteceu na corrida não acho que foi bom para Foggia, porque terminar o campeonato assim é difícil”, disse Rossi.

“Não sei se é o caso de uma superlicença, mas acho que temos alguns pilotos, como por exemplo o Binder, que são sempre muito, muito agressivos e às vezes cometem alguns erros como este e não é justo com os outros.”

Outro piloto que convergiu com Bagnaia foi Franco Morbidelli, entretanto ele falou que nem sempre grandes pilotos têm grandes resultados nas categorias de acesso, citando de exemplo Fabio Quartararo – que venceu apenas uma corrida em seus anos de Moto2 e Moto3.

Francesco Bagnaia carimba faixa de Fabio Quartararo e vence no Algarve. Confira a análise no FullGas Podcast:

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.