Lorenzo Dalla Porta deixou Jorge Martin para trás em sua primeira vitória na Moto3, num dramático Grande Prêmio de San Marino, enquanto o até então líder do campeonato, Marco Bezzecchi, sofreu uma queda.
Gabriel Rodrigo pegou o holeshot na curva 1 no início, com Fabio Di Giannantonio ficando em segundo lugar, enquanto seu companheiro de equipe da Gresini, Jorge Martin, acabou caindo para o sétimo lugar na primeira volta.
Rodrigo perdeu seu lugar quando Di Giannatonio o ultrapassou, com Bezzecchi acompanhando de perto.
Bezzecchi conseguiu passar por Di Giannantonio através do rápido Curvone para liderar no final da segunda volta, enquanto Martin ultrapassou Jaume Masia na última curva para alcançar o quinto lugar.
Segundos depois de completar esse movimento, Masia acelerou demais e causou um acidente envolvendo Enea Bastianini, Nicolo Bulega, Ayumu Sasaki e Aron Canet – os dois últimos levados ao centro médico para exames.
Esse acidente em massa fez os cinco primeiros, Bezzecchi, Di Giannantonio, Lorenzo Dalla Porta, Martin e Rodrigo se distanciarem do restante, com uma batalha agressiva pelo pódio.
Bezzecchi sofreu uma queda e Dalla Porta aproveitou ficando com a liderança.
Di Giannantonio lançou um ataque final à liderança na curva final, mas não obteve êxito e permitiu que Dalla Porta e Martin continuassem na frente.
Dalla Porta conseguiu sua vitória de estreia por apenas 0,058s, seguido de Martin com vantagem de 0,064s para Di Giannantonio.
Martin com esse resultado, recupera a liderança do campeonato, com oito pontos sobre o Bezzecchi, que não terminou a etapa.
Rodrigo, da RBA, estava a poucos décimos de segundo dos três primeiro e Jakub Kornfeil finalizou em quinto, porém já distante do pelotão da frente.
Albert Arenas completou os seis primeiros à frente de Dennis Foggia, que leva o seu melhor resultado da temporada em sétimo. Darryn Binder, Andrea Migno e Niccolo Antonelli completaram o top 10.
Kevin Zannoni adicionou seu nome à longa lista dos acidentes, mas completou em 20º lugar na estreia do Grande Prémio da TM Racing. John McPhee, Alonso Lopez e Tatsuki Suzuki também não completaram a corrida.
Grande Prêmio de San Marino – Moto3 – Resultado Final:
1) L.Dalla Porta (Honda)
2) Jorge Martín (Honda)
3) F.Di Giannantonio (Honda)
4) Gabriel Rodrigo (KTM)
5) Jakub Kornfeil (KTM)
6) Albert Arenas (KTM)
7) Dennis Foggia (KTM)
8) Darryn Binder (KTM)
9) Andrea Migno (KTM)
10) N.Antonelli (Honda)
11) Tony Arbolino (Honda)
12) Adam Norrodin (Honda)
13) Kaito Toba (Honda)
14) Vicente Pérez (KTM)
15) Kazuki Masaki (KTM)
16) Marcos Ramírez (KTM)
17) Stefano Nepa (KTM)
18) N.Atiratphuvapat (Honda)
19) Yari Montella (Honda)
20) Kevin Zannoni (TM Racing)
OUT) Marco Bezzecchi (KTM)
OUT) Tatsuki Suzuki (Honda)
OUT) John McPhee (KTM)
OUT) Jaume Masiá (KTM)
OUT) Aròn Canet (Honda)
OUT) Ayumu Sasaki (Honda)
OUT) Enea Bastianini (Honda)
OUT) Nicolò Bulega (KTM)
OUT) Alonso López (Honda)
OUT) Philipp Öttl (KTM)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.