MotoGP
|
10 de outubro de 2024 10:43

MotoGP anuncia imposição de congelamento de motores até 2026

O Mundial de Motovelocidade anunciou que irá fazer o congelamento das unidades motrizes de todas as montadoras após o início da próxima temporada e até o fim de 2026 com a finalidade de cortar custos. A medida ocorre logo antes do novo regulamento de motores – que irão de 1000cc para 850cc – em 2027.

A intenção é que as fabricantes possam focar na preparação das motos para os novos regulamentos, sem precisar fazer investimentos no motor além dos que serão introduzidos na próxima temporada.

Atualmente, as montadoras podem apresentar motores diferentes a cada ano antes do início do campeonato mundial. Agora, todos os times serão obrigados a correr com o mesmo design de motor que será visto antes do primeiro GP de 2025 até o fim de 2026 – podendo usar oito unidades por ano.

O comunicado oficial diz: “a especificação de motor na classe MotoGP será congelada para 2026, forçando todos os fabricantes a usarem a especificação 2025 nas próximas temporadas. O objetivo é controlar custos e maximizar a paridade antes da introdução dos novos regulamentos em 2027. Algumas concessões podem ser feitas para correções por motivos de segurança ou confiabilidade, ou por indisponibilidade comprovada de componentes, desde que nenhum aumento de desempenho seja alcançado.”

Apenas uma exceção será feita, para as montadoras no ranking D de concessões – ou seja, com 35% ou menos dos pontos do construtor líder do campeonato. Essas poderão mexer no motor até alcançarem a pontuação para que sua unidade seja congelada.

“Para fábricas na concessão Rank D, o congelamento da especificação do motor não será aplicado, a menos que mudem de classificação. A especificação para elas permanecerá livre como está agora, permitindo que aqueles com um déficit de desempenho maior continuem trabalhando em áreas-chave de suas máquinas.”

Atualmente apenas Honda e Yamaha estão no ranking D.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.