MotoGP confirma GP de Portugal como abertura da temporada 2023

O circuito de Portimão, em Portugal, será o palco para a primeira etapa da MotoGP na temporada de 2023, em 26 de março. A pista, que desde 2020 recebe o campeonato, pela primeira vez será o local de início para o ano – assim como Portugal, que pela primeira vez também recebe a abertura da temporada.

Esta será a primeira vez que um país europeu abre a temporada da MotoGP desde 2006, quando o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, foi a primeira etapa do ano. Em 2020, a MotoGP também fez sua primeira corrida na Espanha após o cancelamento do GP do Catar, porém Moto2 e Moto3 – que haviam testado no país uma semana antes – seguiram no local e fizeram a abertura oficial do Mundial de Motovelocidade em Losail.

A saída do Catar do posto de prova de abertura da temporada ocorre devido a “extensas renovações e remodelações na área do paddock e nas instalações do circuito”. No entanto, a única prova noturna do calendário da MotoGP ocorrerá em 2023, porém na segunda metade da temporada.

A temporada de 2023 começará oficialmente com um teste pós-corrida de um dia em Valência em novembro. Testes de pista estarão proibidos entre 1º de dezembro e 31 de janeiro. Após isso, ocorrerá um shakedown em uma pista ainda a ser anunciada para pilotos de testes de fábrica e estreantes.

Haverá depois disso dois testes oficiais, um de três dias e outro de dois dias, antes do início da temporada. O último dos testes será em Portugal. Já o outro, ainda não foi confirmado, porém tradicionalmente é Sepang, na Malásia.

O que foram as CRTs e como elas salvaram a MotoGP da falência. No FullGas Podcast!