Diretor geral da Ducati Corse, o italiano Gigi Dall’Igna tem sido o técnico mais famoso do mundial de MotoGP na última década. Ele é o principal responsável por tirar a Ducati do meio do pelotão para se tornar a melhor moto do mundial.
Entretanto, ele não é apenas um técnico, ocupando também a vaga de gestor no time – algo que o diferencia de Adrian Newey na Fórmula 1.
“Muitas vezes fui comparado a Newey, mas a grande diferença entre nós é que ele é eminentemente um técnico”, disse ele ao Motorsport.com.
“Newey toma decisões que afetam apenas o carro. Eu, por outro lado, tenho que tomar decisões que afetam mais do que apenas o aspecto técnico. Isso afeta os pilotos, a equipe e outros.”
“Eu me vejo mais como um gerente do que como um técnico. Claro, sou apaixonado por tecnologia e tenho que tomar decisões relacionadas ao aspecto técnico.”
Quanto a possíveis diferenças entre as preferencias técnicas de Francesco Bagnaia e Marc Márquez, Dall’Igna diz que na nova moto a última palavra será sempre da Ducati e seus engenheiros.
“Sempre fui muito atencioso com o que os pilotos dizem. Mas depois disso, a decisão sobre o que fazer com a moto cabe aos técnicos. Obviamente eles ouvem os comentários dos pilotos, mas a configuração é escolhida pelos técnicos.”
“Já fizemos distinções entre um piloto e outro no passado. Tentaremos sempre determinar as vantagens e desvantagens de uma solução ou outra, para encontrar uma opção intermediária.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.