MotoGP: Ducati esclarece por que desistiu de utilizar moto 2025

Um dos grandes pontos de discussão da pré-temporada da MotoGP foi o fato de a Ducati decidir não utilizar sua moto 2025 – nem o motor e nem a aerodinâmica – para esta temporada, decidindo ficar com a 2024.

Diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna explicou os motivos por trás da decisão após o último teste, na Tailândia.

“Podemos certamente ficar satisfeitos com os resultados de velocidade demonstrados no teste”, começou Dall’Igna.

“O objetivo que havíamos estabelecido, assim como a filosofia a ser aplicada, eram claros e foram compartilhados com nossos pilotos: somente o que era obviamente melhor do que a versão 2024 da moto deveria ser aplicado imediatamente, desde a primeira corrida. O resto seria avaliado com calma, melhorado e aplicado durante a temporada, que promete ser mais longa do que nunca.”

“Não é um conceito fácil de explicar, mas nem todos os desenvolvimentos têm apenas aspectos positivos. Na verdade, a maioria envolve vantagens e desvantagens e, dependendo da pista ou das condições objetivas, desvantagens podem prevalecer. O trabalho a ser feito durante os testes é, portanto, julgar se uma solução testada em algumas pistas, e frequentemente em condições de aderência muito particulares.”

“Quanto ao motor 2025, já estava claro em Montmeló (teste pós-temporada em 2024) que, embora fosse vantajoso em termos de desempenho e facilidade de condução, ele possuía uma gestão mais complicada do freio motor. Portanto, já estávamos parcialmente preparados para confirmar a versão de 2024, e tudo estava pronto para essa escolha.”

“O pacote aerodinâmico, por outro lado, acabou sendo a decisão mais difícil. Ele oferecia vantagens inegáveis, principalmente em uma pista como Buriram, mas corria o risco de trazer desvantagens em circuitos com curvas mais rápidas, como Argentina e Catar. Preferimos ser cautelosos, com a intenção de testá-lo novamente, com algumas melhorias, no próximo teste em Jerez (que será realizado em 28 de abril).”

“Por outro lado, a balança traseira e a caixa de câmbio passaram no teste, enquanto o ride-height device a confirmação virá durante o fim de semana da corrida”, encerrou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.