Marc Márquez consolidou a sua posição à frente da classificação de MotoGP depois de levar a melhor sobre o principal rival ao título, Andrea Dovizioso, para ganhar no emocionante Grande Prêmio de Aragão da MotoGP de 2018.
O piloto da Honda, Márquez, passou por Dovizioso, a poucas voltas do final, num dos seus locais mais fortes no calendário, para conquistar uma vitória que o coloca a poucos passos do seu quinto título da categoria.
Andrea Iannone ameaçou fazer uma luta a três pela liderança, mas acabou por ficar em terceiro, marcando o primeiro triunfo do piloto da Suzuki desde a corrida de Jerez em Maio.
Um provável candidato à vitória abandonou a corrida logo no início, quando o pole position, Jorge Lorenzo, se desequilibrou na primeira curva e sofreu uma grande queda, resultando em um dedo deslocado para o piloto da Ducati.
Isso deixou o segundo lugar, Dovizioso, liderando Marquez e as duas Suzukis de Alex Rins e Iannone, que passaram a primeira parte da disputa em terceiro lugar.
A ordem na frente permaneceu inalterada quando o pelotão de trás se formou, com Dovizioso e Marquez abrindo vantagem e se afastando para a disputa da liderança.
Marquez ultrapassou Dovizioso na 14ª volta em um de seus pontos mais fortes no circuito, a curva 14, mas Dovizioso recuperou a vantagem duas voltas mais tarde.
A batalha pela liderança permitiu aos dois pilotos da Suzuki, se aproximarem dos líderes, agora com Iannone em 3º. Na volta 19 o piloto italiano chegou muito perto de assumir a liderança quando um ataque de Marquez a Dovizioso deu errado.
Marquez entrou na curva 14 e encontrou-se entre Dovizioso e Iannone, e os três disputaram a liderança lado a lado, com uma pequena vantagem para Dovizioso que se saiu melhor.
Marquez, em segundo, tentou ultrapassar Dovizioso na 20ª volta e fracassou. Mas o espanhol conseguiu a ultrapassagem sobre o italiano já na volta seguinte, na primeira curva da volta e abriu uma pequena vantagem de seis décimos que se manteve até sua vitória.
Iannone finalizou em terceiro à frente de Rins, marcando o quinto pódio da Suzuki na temporada. Isso também significa que a marca Hamamatsu perde suas concessões para 2019.
Dani Pedrosa teve uma corrida quase solitária para o quinto lugar na segunda Honda, à frente da surpresa Aleix Espargaró (Aprilia), que largou na 13ª posição e ficou em sexto.
Danilo Petrucci (Pramac Ducati) cruzou a linha em sétimo que era a posição em que Cal Crutchlow (LCR Honda) estava correndo nas primeiras voltas, quando caiu na curva 1.
Valentino Rossi fez uma ultrapassagem já no final da corrida sobre Jack Miller (Pramac) para chegar em oitavo lugar, no melhor dos Yamahas, conseguindo nove posições na sua humilde posição no grid, enquanto o companheiro de equipe Maverick Vinales completou o top 10.
O corredor Bradley Smith, da Sole KTM, ameaçou chegar ao top 10 em uma volta antes de cair para 13º, atrás dos pilotos da Honda Franco Morbidelli e Takaaki Nakagami, enquanto Johann Zarco (Tech3 Yamaha) e Karel Abraham (Nieto Ducati) completaram o grid.
Jordi Torres terminou em 20º na sua estreia no MotoGP pela Avintia Ducati e acabou a apenas meio segundo do companheiro de equipa Xavier Simeon.
Álvaro Bautista (Nieto Ducati) Jorge Lorenzo e Cal Crutchlow não completaram a prova.
Confira a classificação final do Grande Prêmio de Aragão da MotoGP de 2018:
1) Marc Márquez (Honda)
2) Andrea Dovizioso (Ducati)
3) Andrea Iannone (Suzuki)
4) Alex Rins (Suzuki)
5) Dani Pedrosa (Honda)
6) Aleix Espargaró (Aprilia)
7) Danilo Petrucci (Ducati)
8) Valentino Rossi (Yamaha)
9) Jack Miller (Ducati)
10) Maverick Viñales (Yamaha)
11) F.Morbidelli (Honda)
12) Takaaki Nakagami (Honda)
13) Bradley Smith (KTM)
14) Johann Zarco (Yamaha)
15) Karel Abraham (Ducati)
16) Scott Redding (Aprilia)
17) Thomas Lüthi (Honda)
18) Hafizh Syahrin (Yamaha)
19) Xavier Simeon (Ducati)
20) Jordi Torres (Ducati)
OUT) Cal Crutchlow (Honda)
OUT) Álvaro Bautista (Ducati)
OUT) Jorge Lorenzo (Ducati)
OUT) Pol Espargaró (KTM)