MotoGP
|
24 de julho de 2024 09:52

MotoGP: Freddie Spencer sai e Simon Crafar é novo Presidente dos Comissários

A Federação Internacional de Motociclismo nomeou um substituto para o ex-bicampeão de MotoGP, Freddie Spencer, como Presidente do Painel de Comissários do campeonato mundial. O norte-americano dará lugar ao neozelandês Simon Crafar, que desde2018 é repórter da transmissão global da MotoGP.

Segundo a FIM, Spencer tomou a decisão de deixar o cargo. O mandato de Spencer começou em 2019 com a criação do cargo de Presidente do Painel de Comissários da FIM na MotoGP como um cargo independente. O presidente do painel – um ex-piloto – é nomeado pela associação de equipes (IRTA), e a sua nomeação é aprovada pelo Gabinete Permanente.

Juntamente com o Presidente, o painel é completado por outros dois comissários, ambos nomeados pela FIM e aprovados pelo Gabinete Permanente.

“Simon Crafar foi confirmado como o próximo presidente do Painel de Comissários de MotoGP da FIM. Crafar, vencedor de um GP de 500cc e repórter de longa data do canal de MotoGP, assumirá a nova função a partir de 2025″, disse a FIM em um comunicado oficial emitido esta quarta-feira.

“O neozelandês substituirá Freddie Spencer, já que a lenda da MotoGP tomou a decisão de renunciar ao cargo no final da temporada de 2024.”

“Simon Crafar trabalhará ao lado dos atuais comissários de MotoGP da FIM, Andrés Somolinos e Tamara Matko”, conclui o comunicado.

Freddie Spencer disse: “foi um prazer ter sido o primeiro presidente do painel e ter trabalhado para implementar as pessoas e os procedimentos incríveis que temos agora”.

“Quando fui convidado para ser presidente, aceitei porque queria contribuir para este esporte e estou orgulhoso do meu mandato. Estou ansioso para realizar projetos emocionantes no futuro e sei que a equipe estará em boas condições nas mãos de Simon”.

O novo presidente do Painel de Comissários da FIM MotoGP, Simon Crafar, falou: “estou ansioso por assumir este novo desafio. Não tomei levianamente a decisão de fazer esta mudança e aceitar esta nomeação, pois significa deixar uma função que tenho e gostei muito, mas depois de sete anos como comentarista de MotoGP estou pronto para algo novo”.

“Abordarei esta nova posição usando a minha experiência dentro e fora da moto como piloto, técnico, treinador e jornalista, mas acima de tudo com o meu amor pelo nosso esporte e o meu respeito pelos seus concorrentes. Me sinto honrado por ter esta responsabilidade confiada e por ter sido indicado para o cargo”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.