O italiano Andrea Iannone, que foi suspenso por quaro anos devido um doping em 2019, retornará à MotoGP nas duas últimas corridas da temporada 2024. Ele substituirá na VR46 Ducati o compatriota Fabio di Giannantonio, que fará uma operação em seu ombro direito para corrigi-lo depois de um acidente nos treinos para o GP da Áustria.
Iannone fez a temporada de 2024 do Mundial de Superbike, ficando em oitavo com uma vitória.
“Estou muito feliz em confirmar que Andrea correrá com nossas cores na Ducati Desmosedici GP”, disse Alessio Salucci, diretor da equipe.
“Primeiro, Andrea mostrou estar em ótima forma, fechou a temporada do WorldSBK em alta e sempre se manteve próximo da Ducati. Ele é um grande amigo da família VR46, tanto meu quanto de Vale. Estamos muito felizes em recebê-lo na Pertamina Enduro VR46 Racing Team e vê-lo de volta em uma moto de MotoGP. É uma história realmente ótima.”
“Ao mesmo tempo, todos nós desejamos a Fabio a melhor das sortes, pois ele passará por uma cirurgia no ombro esta semana e mal podemos esperar para vê-lo de volta às pistas em 2025”.
Já Iannone agradeceu a oportunidade de retornar ao mundial cinco anos depois: “pilotar a moto campeã mundial é emocionante. A MotoGP é a moto mais tecnológica e de alto desempenho, estou honrado que eles pensaram em mim e senti que tinha que dizer sim a esta oportunidade imediatamente assim que me foi oferecida”.
“O desafio é certamente louco, complexo e exigente, pois não piloto uma moto desta categoria há anos e sem ter feito testes ou nada similar. Estou animado por poder trabalhar com a Ducati e a Pertamina Enduro VR46 Racing Team, tanto pelo altíssimo nível quanto pela amizade de anos. Agradeço a Valentino Rossi, Alessio Salucci, Pablo Nieto, Gigi Dall’Igna, Claudio Domenicali e Mauro Grassilli”.