MotoGP: Marquez lidera treinos em Aragão com Aprilia na perseguição

Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) marcou seu retorno às primeiras posições no MotoGP com um desempenho impressionante no circuito de MotorLand, em Aragão. Nesta sexta-feira, durante o Grande Prêmio de Aragão, Marquez estabeleceu um novo recorde de volta, dominando as duas sessões de treinos livres pela primeira vez desde o GP das Américas de 2021. Marquez terminou o dia à frente da dupla da Aprilia Racing, Aleix Espargaro e Maverick Viñales, que também demonstraram forte desempenho no primeiro dia de atividades.

A sexta-feira em Aragão foi marcada por muitas histórias e dramas, com vários pilotos enfrentando desafios ao longo das sessões. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) teve problemas mecânicos no início, o que atrasou seu tempo de pista. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) sofreu uma queda na Curva 5, perdendo a frente de sua moto na entrada da curva. Pouco depois, Augusto Fernandez (Red Bull GASGAS Tech3) também caiu, desta vez na Curva 16, forçando ambos os pilotos a retornarem aos boxes para reparos.

A sessão se tornou ainda mais caótica com a queda de Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) na Curva 16, que encerrou prematuramente a sexta-feira do australiano a menos de um minuto do fim. No entanto, as movimentações nos tempos já estavam em pleno andamento, com a Aprilia liderando até a volta milagrosa final de Marquez. O piloto da Honda conseguiu superar os tempos de Espargaro e Viñales, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Viñales foi o único piloto que pareceu capaz de desafiar Marquez em sua última volta rápida, mas acabou ficando com a terceira posição.

Jorge Martin (Prima Pramac Racing) conquistou o quarto lugar após uma sessão movimentada. Martin terminou o dia 0,578s atrás do líder, enquanto Marquez estava dois décimos à frente sozinho, com a Aprilia ocupando a lacuna entre eles. Alex Marquez se recuperou bem para conquistar a quinta posição após um início de sessão atrasado, realizando algumas voltas em conjunto com o lado da equipe de Marquez.

O líder do campeonato, Francesco Bagnaia, ficou com a sexta posição, sendo o único piloto da Ducati Lenovo Team dentro do top 10, depois que Enea Bastianini não conseguiu completar uma volta sem interrupções devido a bandeiras amarelas tardias. O piloto número 1 terminou à frente de Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), enquanto Bastianini, vencedor de 2022, busca melhorar sua posição no sábado.

Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) também alcançou um marco importante para a Honda em 2024 ao garantir a entrada direta para o Q2, tornando-se o primeiro piloto da Honda a conseguir tal feito nesta temporada. As posições finais dentro do top 10 foram completadas por Raul Fernandez, da Trackhouse Racing, e Miguel Oliveira, fazendo com que todos os quatro RS-GPs da Aprilia ficassem entre os dez melhores em um dia muito positivo para a equipe italiana.

Uma Q1 repleta de ação está prevista após uma tarde difícil para os pilotos do Pierer Mobility Group: Brad Binder e Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, terão que disputar na Q1, assim como Pedro Acosta e Augusto Fernandez, da Red Bull GASGAS Tech3. Os pilotos da Pertamina Enduro VR46 Racing Team, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi, também ficaram fora do top 10, à frente de Bastianini. Com apenas duas vagas disponíveis para o Q2, a disputa promete ser acirrada.

Não perca nenhum momento deste sábado empolgante em MotorLand Aragão, com a qualificação sendo apenas o começo. Em seguida, teremos a primeira Qualificação Sprint no circuito, trazendo a emoção do MotoGP de volta a Teruel com tudo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.