Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP) marcou seu retorno às primeiras posições no MotoGP com um desempenho impressionante no circuito de MotorLand, em Aragão. Nesta sexta-feira, durante o Grande Prêmio de Aragão, Marquez estabeleceu um novo recorde de volta, dominando as duas sessões de treinos livres pela primeira vez desde o GP das Américas de 2021. Marquez terminou o dia à frente da dupla da Aprilia Racing, Aleix Espargaro e Maverick Viñales, que também demonstraram forte desempenho no primeiro dia de atividades.
A sexta-feira em Aragão foi marcada por muitas histórias e dramas, com vários pilotos enfrentando desafios ao longo das sessões. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) teve problemas mecânicos no início, o que atrasou seu tempo de pista. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) sofreu uma queda na Curva 5, perdendo a frente de sua moto na entrada da curva. Pouco depois, Augusto Fernandez (Red Bull GASGAS Tech3) também caiu, desta vez na Curva 16, forçando ambos os pilotos a retornarem aos boxes para reparos.
A sessão se tornou ainda mais caótica com a queda de Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) na Curva 16, que encerrou prematuramente a sexta-feira do australiano a menos de um minuto do fim. No entanto, as movimentações nos tempos já estavam em pleno andamento, com a Aprilia liderando até a volta milagrosa final de Marquez. O piloto da Honda conseguiu superar os tempos de Espargaro e Viñales, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Viñales foi o único piloto que pareceu capaz de desafiar Marquez em sua última volta rápida, mas acabou ficando com a terceira posição.
Jorge Martin (Prima Pramac Racing) conquistou o quarto lugar após uma sessão movimentada. Martin terminou o dia 0,578s atrás do líder, enquanto Marquez estava dois décimos à frente sozinho, com a Aprilia ocupando a lacuna entre eles. Alex Marquez se recuperou bem para conquistar a quinta posição após um início de sessão atrasado, realizando algumas voltas em conjunto com o lado da equipe de Marquez.
O líder do campeonato, Francesco Bagnaia, ficou com a sexta posição, sendo o único piloto da Ducati Lenovo Team dentro do top 10, depois que Enea Bastianini não conseguiu completar uma volta sem interrupções devido a bandeiras amarelas tardias. O piloto número 1 terminou à frente de Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), enquanto Bastianini, vencedor de 2022, busca melhorar sua posição no sábado.
Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) também alcançou um marco importante para a Honda em 2024 ao garantir a entrada direta para o Q2, tornando-se o primeiro piloto da Honda a conseguir tal feito nesta temporada. As posições finais dentro do top 10 foram completadas por Raul Fernandez, da Trackhouse Racing, e Miguel Oliveira, fazendo com que todos os quatro RS-GPs da Aprilia ficassem entre os dez melhores em um dia muito positivo para a equipe italiana.
Uma Q1 repleta de ação está prevista após uma tarde difícil para os pilotos do Pierer Mobility Group: Brad Binder e Jack Miller, da Red Bull KTM Factory Racing, terão que disputar na Q1, assim como Pedro Acosta e Augusto Fernandez, da Red Bull GASGAS Tech3. Os pilotos da Pertamina Enduro VR46 Racing Team, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi, também ficaram fora do top 10, à frente de Bastianini. Com apenas duas vagas disponíveis para o Q2, a disputa promete ser acirrada.
Não perca nenhum momento deste sábado empolgante em MotorLand Aragão, com a qualificação sendo apenas o começo. Em seguida, teremos a primeira Qualificação Sprint no circuito, trazendo a emoção do MotoGP de volta a Teruel com tudo.