O Circuito Ricardo Tormo em Valência foi seriamente afetado pela tempestade DANA. Até o momento, 72 pessoas morreram em decorrência das enchentes na região sudeste da Espanha de acordo com a Sky. E o desastre climático coloca em risco a última corrida de temporada da MotoGP em 2024, marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro exatamente em Valência.
Mais de 200 litros por metro quadrado de água da chuva em menos de 12 horas atingiram o local, combinados com fluxo de água, lama e detritos. Uma declaração oficial do Circuito Ricardo Tormo confirma que “começou o trabalho de avaliação dos múltiplos danos sofridos”.
“Uma inspeção inicial mostrou que a condição da pista é ótima”, no entanto, as áreas de acesso e estacionamento foram “seriamente danificadas” e exigem “reparos urgentes”.
Cerca de 100 pessoas – incluindo operadores de montagem de arquibancadas, a equipe de logística da Fórmula E (que deveria testar na pista na segunda-feira), manutenção, segurança e pessoal de escritório – foram forçados a acampar durante a noite na pista.
“O mais importante é que todas as pessoas que estavam no Circuito estão bem, todas puderam passar a noite com segurança nas instalações do Circuito”, disse Nicolás Collado, diretor geral da pista.
A MotoGP se pronunciou: “toda a comunidade da MotoGP quer enviar nosso apoio a todos os afetados pelas inundações em Valência. Nossos corações estão com as vítimas e seus entes queridos”.
“Estamos pensando em todos vocês e em todos que estão ajudando no processo de recuperação.”
“A MotoGP está em contato com o circuito e as autoridades locais para oferecer nosso apoio e assistência enquanto trabalhamos juntos para nos recuperar o mais rápido possível.”
A IRTA, organização das equipes de MotoGP, disse: “estamos todos cientes da situação atual em Valência causada pela fortes chuvas e inundações. Infelizmente, houve mais de 50 fatalidades na região e muitas pessoas ainda estão desaparecidas. Nossos corações estão com as vítimas e seus entes queridos.”
“Felizmente, não houve feridos entre a equipe do circuito, mas há grandes danos no exterior das instalações, especialmente no acesso ao circuito. Fomos informados de que a pista parece estar em boas condições, embora uma avaliação completa ainda esteja em andamento.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.