Apenas em 13º no GP da Grã-Bretanha em Silverstone, Inglaterra, Maverick Viñales crê que a Aprilia tenha ficado para trás no desenvolvimento da MotoGP. Para o espanhol, sua equipe não tem mais o mesmo potencial do começo da temporada.
“É difícil aceitar o resultado”, disse ele. “Sinceramente, não é o que estamos procurando. Mas precisamos entender que há algo faltando porque não é normal a degradação do pneu traseiro que sofri. Então, precisamos entender por que nas últimas quatro corridas não estivemos no nível que deveríamos estar.”
“É verdade que na sprint às vezes eu conseguia andar bem, mas assim que colocamos o pneu médio, não estávamos realmente fortes. Então, é importante para a fábrica parar um pouco e pensar como podemos reverter essa situação porque está piorando cada vez mais. Então, precisamos ver como podemos nos levantar novamente.”
“Deixamos a moto mais aberta em termos de configuração de controle de tração, tentando fazer o piloto controlar as derrapagens e, para ser honesto, o giro estava sob controle o tempo todo. Então não é uma questão de giro, porque o pneu depois de seis voltas desapareceu completamente. Passei de 1m59s para 2m01s. Então, precisamos entender o que está causando esse consumo de pneu porque nunca passei do limite de giro durante toda a corrida.”
“Parece que de alguma forma perdemos o caminho para sermos competitivos. Não acho que a Ducati melhorou, só acho que diminuímos o potencial. Precisamos voltar.”
“Estou tentando entender o que estamos perdendo, mas é difícil porque estou pilotando a moto no limite, mas o tempo de volta e a maneira como estamos gerenciando os pneus estão errados.”