MotoGP
|
5 de março de 2018 08:30

Pilotos da MotoGP realizam teste em pista molhada na noite do Qatar

A última hora do teste, da pré-temporada da MotoGP, foi reservada para uma corrida em pista molhada, com o circuito de Losail sendo artificialmente encharcado com o auxílio de caminhões pipa. A ideia era de que os pilotos pudessem avaliar se uma corrida com chuva a noite seria segura.

Os principais pilotos da MotoGP concluíram que uma corrida na chuva, sob holofotes no Qatar seria viável, depois que a sessão de teste na pista molhada foi realizada no sábado (3) à noite. No ano passado, o fim de semana do Grande Prêmio do Qatar foi afetado pela chuva, resultando no cancelamento da qualificação e no atraso da corrida, bem como na redução do tempo da prova.

O Valentino Rossi, da Yamaha, disse que não seguiu outros pilotos durante a primeira meia hora do teste, mas sentiu que a visibilidade e a aderência dos pneus eram boas o suficiente para poder competir.

“Eu estava sozinho, então eu não fiquei com o grupo, mas meu sentimento é que você pode andar também durante a noite sem grandes problemas. Também parece que o “grip” da pista é bastante normal com a água, então eu acho que podemos fazer isso”, disse Rossi.

O atual campeão Marc Marquez compartilhou das impressões de Rossi, dizendo: “Para mim, a visibilidade não é como em uma pista normal, é um pouco especial e você precisa entender isso. É mais difícil de ver, especialmente as faixas nas laterais da pista, mas por segurança eu me sinto bem. Eu apenas fiz uma volta, já senti a pista escorregadia, mas se chover no dia da corrida, é possível correr” concluiu Marc Marquez.

Johann Zarco foi mais rápido no último dia do teste, e disse que as temperaturas relativamente altas no Qatar significavam que qualquer chuva evaporaria rapidamente, eliminando qualquer dúvida sobre os níveis de aderência.

“Sobre a chuva, acho que todo o paddock agora está pronto para competir. O ponto de interrogação foi a visão, como podemos ver com a luz na pista molhada. Mas isso foi muito bem e não está nos dando problemas”, disse o piloto da Tech3 Yamaha, que chegou até a liderar na pista de Losail no ano passado, em sua estreia na MotoGP.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.