Piloto mais vitorioso do Mundial de Motovelocidade na história, o italiano Giacomo Agostini tem 15 títulos mundiais e ganhou nada menos que 122 corridas em sua carreira – liderando até hoje o ranking de pilotos que mais venceram na história.
Valentino Rossi ameaçava seu trono, mas encerrou sua carreira em 2021 com nove mundiais e 115 vitórias. Quem ameaça no momento é Marc Márquez, com oito mundiais e 85 vitórias. Apesar de uma contusão no braço em 2020 e agora uma diplopia no olho, ‘Ago’ ainda acha que o espanhol tem chance de batê-lo por sua pouca idade.
“Os pilotos começam muito jovens hoje em dia. Rossi fez isso aos 16 anos. Ele teve a oportunidade, mas então mudou de time e perdeu o ritmo. Se ele tivesse ficado com a Honda teria sido mais fácil para ele. E aí tive a sorte de ele não me ultrapassou.”
“Por sua vez, Marc Márquez também estava destinado a me ultrapassar, mas devido a um grande azar sua progressão diminuiu. Marc, no entanto, ainda é jovem e ainda pode atacar os meus recordes.”
Márquez terá 29 anos na primeira corrida de 2022, enquanto Rossi se aposentou com 42 neste ano.
Para Agostini, o registro mais importante que tem em seu currículo é o número de títulos mundiais. “Com certeza que é o número de títulos, que ficou em 15 somando tudo”, disse o italiano sete vezes campeão de 350cc (categoria extinta) e oito vezes campeão de 500cc (atual MotoGP).
FullGas Podcast elege as 11 corridas perdidas por Valentino Rossi, que lhe impediram de ter 100 vitórias na MotoGP: