A 14ª etapa do campeonato de 2022 da MotoGP será o GP da Áustria, e pela primeira vez ele será disputado em um traçado um pouco mais lento do Red Bull Ring. A pista recebeu entre suas curvas 1 e 2 a adoção de uma chicane para reduzir a velocidade das motos e tentar limitar acidentes fortes.
A mudança vem após o GP da Áustria de 2020, quando Franco Morbidelli e Johann Zarco acabaram se tocando no mesmo ponto e foram sem controle até a curva 3 da pista austríaca. Suas motos passaram muito próximas de pilotos que vinham na frente, como Valentino Rossi e Maverick Viñales.
A obra da chicane se iniciou em novembro de 2021 e foi terminada agora.
“A redução de velocidade foi necessária neste trecho da pista. O planejamento foi um verdadeiro desafio devido à topografia do terreno, sobretudo”, disse Hermann Tilke.
“Com extensas avaliações, 15 rascunhos foram feitos antes do conceito de layout final, que viu a nova chicane como a solução ideal.”
“Tudo começou para nós com o projeto da F1. Desde então, continuamos a fazer planos para fazer pequenas e mais significativas mudanças no Red Bull Ring. É um circuito magnífico com uma paisagem impressionante”.
“A pista é amada por espectadores e pilotos. Para nós, é sempre ótimo vir a Spielberg e encontrar muitos velhos conhecidos e amigos”.
De “time brasileiro” a líder da MotoGP em 2022: conheça a história de glórias e tragédias da Gresini no FullGas Podcast!