Valentino Rossi encerra jejum com vitória na Holanda

Valetino Rossi, da Yamaha, conquistou sua primeira vitória na MotoGP em mais de um ano ao superar Danilo Petrucci, da Pramac, durante um emocionante GP da Holanda num úmido circuito de Assen.

Rossi controlou a maior parte da corrida antes de uma leve chuva durante a fase final trazer Petrucci para a disputa, e a dupla italiana trocar de posição diversas vezes.

Por fim, Rossi assumiu novamente a liderança antes de segurá-la por apenas 0.065s, cruzando a linha de chegada na frente do pelotão pela primeira vez desde o GP da Catalunha do ano passado.

Marc Marquez prevaleceu numa briga apertada pela terceira posição com Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, porém o piloto da Ducati pulou para a liderança do campeonato depois de Maverick Viñales cair.

O pole-position Johann Zarco manteve a vantagem na largada enquanto Marquez segurou a segunda posição, enquanto Rossi pulou para a frente de Petrucci para ser terceiro. O quarteto líder se distanciou do pelotão antes de Rossi fazer sua manobra no meio da corrida, passando Marquez e superando Zarco logo em seguida.

Zarco tentou dar o troco, mas acabou acertando a moto de Rossi na Curva 4 e caiu para trás de Marquez, com Petrucci superando o francês logo na sequência.

Com a leve chuva começando a cair com nove voltas para o final, Petrucci se colocou na disputa ao superar Marquez, enquanto Zarco hesitou e trocou para os pneus de chuva, uma decisão que acabou com as suas chances.

Petrucci surgiu atrás de Rossi e capturou a liderança, enquanto Marquez ficou atrás de Dovisiozo, enquanto Crutchlow se aproximou do grupo da frente.

Rossi rapidamente superou Petrucci mais uma vez com a dupla lutando pela liderança, antes de o italiano da Yamaha conseguir abrir um pouco de vantagem quando o piloto da Pramac alcançou os retardatários Héctor Barberá e Aléx Rins.

Petrucci recuperou a desvantagem para Rossi no restante da última volta, mas o piloto da Yamaha segurou para vencer por apenas seis centésimos de segundo.

Crutchlow passou Marquez e Dovisioso na penúltima volta, mas o atual campeão conseguiu recuperar a terceira posição por apenas 0.042s.

Dovizioso acabou em quinto, mas conseguiu pular para a liderança do campeonato depois de Viñales concluir um fim de semana difícil caindo na chicane.

Viñales não teve uma largada tão boa, partindo de 11º no grid, e conseguiu se recuperar até quinto, ao tentar alcançar o quarteto líder, perdeu o controle nas curvas finais e caiu.

Jack Miller conquistou a sexta posição, um ano depois de sua surpreendente vitória, enquanto Karel Abraham superou Loris Baz e Andrea Iannone pela sétima posição, enquanto Aleix Espargaró completou o top 10.

Pol Espargaró ficou com a 11ª posição pela KTM, à frente de Tito Rabat, enquanto Dani Pedrosa sofreu para terminar na 13ª.

Zarco conseguiu completar a prova na 14ª posição, tendo recebido uma punição por exceder o limite de velocidade nos boxes, enquanto Jorge Lorenzo foi somente 15º.

A próxima etapa da temporada 2017 da MotoGP será disputada em Sachsenring entre os dias 30 de junho e 2 de julho.

 

Confira o resultado do GP da Holanda de MotoGP:

1) Valentino Rossi (Yamaha)
2) Danilo Petrucci (Ducati)
3) Marc Márquez (Honda)
4) Cal Crutchlow (Honda)
5) Andrea Dovizioso (Ducati)
6) Jack Miller (Honda)
7) Karel Abraham (Ducati)
8) Loris Baz (Ducati)
9) Andrea Iannone (Suzuki)
10) Aleix Espargaró (Aprilia)
11) Pol Espargaró (KTM)
12) Tito Rabat (Honda)
13) Dani Pedrosa (Honda)
14) Johann Zarco (Yamaha)
15) Jorge Lorenzo (Ducati)
16) Héctor Barberá (Ducati)
17) Alex Rins (Suzuki)
OUT) Scott Redding (Ducati)
OUT) Álvaro Bautista (Ducati)
OUT) Bradley Smith (KTM)
OUT) Maverick Viñales (Yamaha)
OUT) Jonas Folger (Yamaha)
OUT) Sam Lowes (Aprilia)