Yamaha suspende Viñales por “operação irregular na moto” durante GP da Estíria

A quinta-feira pré-GP da Áustria de MotoGP começou quente, com um pronunciamento da Yamaha no qual o time japonês anunciou que Maverick Viñales não tomará parte na prova deste final de semana após ser suspenso pela equipe.

Em um comunicado, o time diz que o espanhol acabou realizando uma operação irregular durante a prova da semana passada, entretanto não explica exatamente o que foi feito. O que se entende é que tem a ver com algum procedimento tomado com o motor.

De acordo com jornalistas no local do evento, Viñales teria entrado nos boxes na penúltima volta do GP da Estíria acelerando sua Yamaha desengatada além do limite de giros, em uma possível tentativa de quebrar seu motor. O espanhol era o último após o motor de sua moto ter apagado no grid antes da segunda largada. Esta foi a segunda vez em três GPs que Viñales chegou em último.

O piloto já havia anunciado após o GP da Holanda que não cumpriria seu contrato de mais um ano na Yamaha e sairia do time ao fim desta temporada. Com sua suspensão, é possível que Viñales não corra mais pela equipe.

Confira o comunicado da equipe:

“A Yamaha lamenta anunciar que a entrada de Maverick Viñales no evento austríaco de MotoGP deste fim de semana foi retirada pela equipe Monster Energy Yamaha MotoGP.”

“A ausência é devido à suspensão do piloto pela Yamaha devido a uma operação irregular inexplicável da moto pelo piloto durante o GP da Estíria do fim de semana passado.”

“A decisão da Yamaha vem depois de uma análise aprofundada de telemetria e dados nos últimos dias.”

“A conclusão da Yamaha é que as ações do piloto podem ter potencialmente causado danos significativos ao motor da sua moto YZR-M1, o que poderia ter causado sérios riscos ao próprio piloto e possivelmente representado um perigo para todos os outros pilotos na corrida.”

“O piloto não será substituído no GP da Áustria.”

“As decisões sobre as corridas futuras serão tomadas após uma análise mais detalhada da situação e mais discussões entre a Yamaha e o piloto.”

A vitória épica de Martín e mais um acidente feio no Red Bull Ring. Confira a análise do GP da Estíria no FullGas Podcast!