Emerson Fittipaldi faz primeiro teste na GP Masters

É a realização do sonho dos torcedores da Fórmula 1. Os maiores pilotos da história, de diferentes épocas, reunidos no mesmo grid. Um projeto que muita gente duvidou que pudesse se tornar realidade. E que já tem até data marcada para começar. A primeira apresentação oficial da categoria GP Masters será realizada no dia 13 de novembro, em Kyalami, na África do Sul. Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 em 1972 e 1974, estará entre os participantes. Ele está liberado por seu médico e terá o primeiro contato com um carro da categoria na próxima segunda feira (24), em Jerez de la Frontera, na Espanha. “Quero muito participar da primeira corrida, mas depende de como eu me sentir neste teste”, afirma.

O resultado do treino, principalmente na parte física, será fundamental para a decisão de Emerson Fittipaldi. Ele não participa de uma corrida oficial desde que encerrou sua carreira, em 1996, após um acidente no circuito de Michigan, no Estados Unidos. Emerson Fittipaldi, se confirmar sua participação, vai competir contra Nigel Mansell, Alain Prost, Alan Jones, Jan Lammers, Riccardo Patrese, Renê Arnoux, Stefan Johansson, Andrea De Cesaris, Jan Lammers, Christian Danner, Hans Stuck e Patrick Tambay. No total, o grupo reúne números que deixa qualquer outra categoria morrendo de inveja. São 8 títulos mundiais de Fórmula 1, 108 poles e 116 vitórias.

O privilegiado carro da GP Masters, que será pilotado pelos melhores pilotos da história, foi construído pela Delta Motorsport. O projeto exigiu um chassi seguro para os pilotos e motor Cosworth V8, 3.5 litros, preparado por Nicholson McLaren e baseado no propulsor utilizado na antiga IndyCar. O peso do conjunto carro/piloto ficará na casa de 650 kg. O carro foi preparado para exigir o máximo da técnica dos pilotos e facilitar ultrapassagens. Além da apresentação, em novembro, em Kyalami, a GP Masters tem um calendário de quatro corridas para a temporada 2006. Começa no Qatar, dia 4 de março, passando por Monza, na Itália, Jerez de La Frontera, na Espanha, e terminando em Kyalami, na África do Sul, dia 29 de novembro.

Antes da primeira experiência no carro da GP Masters, Emerson Fittipaldi tem outro compromisso marcado. Ele estará neste fim de semana no Estoril, em Portugal, no comando da equipe brasileira da A1 Grand Prix. O time do Brasil, que tem o carro pilotado por Nelsinho Piquet, é o líder da competição com 30 pontos, seguido por França e Nova Zelândia. Depois da passagem pela Europa, ele vai até Las Vegas, nos Estados Unidos, como convidado de honra do Sema Show, a maior feira de tunning e acessórios de automóveis do mundo. O evento será realizado entre os dias 1 e 4 de novembro. Emerson Fittipaldi vai aproveitar a ocasião para divulgar o Salão do Tunning do Brasil, que está marcado entre os dias 17 e 21 de maio de 2006 no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.