Terminou neste domingo (30), em Magione, na Itália, a temporada de 2008 da Fórmula 3000 Euroseries. A temporada teve a participação dos brasileiros Luiz Razia e Fabio Beretta – além da presença esporádica de Felipe Guimarães –, e terminou com resultados positivos para os três pilotos do país.
Mesmo sem ter participado de todas as oito rodadas da temporada européia, o baiano Luiz Razia fechou o campeonato a apenas oito pontos do título – que ficou nas mãos do francês Nicolas Prost, filho do tetracampeão de Fórmula 1 Alain Prost, que acumulou 60 pontos. Já Beretta foi o sétimo, a 28 pontos da primeira posição. Felipe Guimarães terminou em nono, a 44 pontos do primeiro colocado. Os três conquistaram pódios na temporada, e Razia ainda terminou o ano com duas vitórias e duas pole positions.
A primeira corrida do final de semana em Magione começou com pista seca, mas a chuva surpreendeu os pilotos perto da metade da prova – momento em que Luiz Razia liderava com tranqüilidade. Mesmo com o piso molhado, o baiano arriscou permanecer na pista por algum tempo com pneus slicks, mas a cinco voltas do fim também teve de parar nos boxes para fazer a troca dos compostos.
Por ter ficado mais tempo na pista em ritmo lento, ele voltou à disputa na sétima posição, e perdeu a chance de vencer pela terceira vez no campeonato. Como prêmio de consolação, ainda subiu no pódio na terceira posição, e ganhou o direito de largar entre os seis primeiros na prova seguinte.
“Apostamos que seria possível ir até o fim da corrida com os pneus de pista seca, mas as condições do asfalto pioraram muito e também tive que parar nos boxes. Nosso carro era muito bom, mas erramos por ter ficado tempo demais na pista com os pneus slick”, lamentou Razia.
Com a terceira posição na corrida inicial, ele partiu na terceira fila do grid na prova seguinte. Mas uma queima de largada acabou prejudicando sua última prova na F-3000. Obrigado a passar pelo pit-lane para pagar um drive-through, Razia caiu para a 13ª posição e teve de fazer outra jornada de recuperação. Com um carro bastante rápido, cravou a segunda melhor volta da corrida e terminou novamente entre os seis primeiros.
“Perdi o timing da largada e o carro pulou um pouco antes, quando as luz vermelha acendeu. Depois de pagar a punição, só o que me restou foi tentar marcar alguns pontos, e ainda consegui chegar em sexto lugar”, lamentou o piloto da equipe Bull Racing.
As vitórias em Magione ficaram com Fabrizio Crestani, que com este desempenho subiu para o quinto lugar no campeonato. Os dez primeiros colocados nas duas corridas do fim de semana na Itália e também no campeonato foram:
1ª corrida
1º) Fabrizio Crestani (ITA), 28 voltas
2º) Raffaele Gianmaria (ITA), a 32.219
3º) Luiz Razia (BRA), a 33.208
4º) Adam Khan (PAQ), a 59.318
5º) Fábio Onidi (ITA), a 1:16.698
6º) Fábio Beretta (BRA), a 1 volta
7º) Diego Romanini (ITA), a 1 volta
8º) Ramon Zapata (ESP), a 2 voltas
9º) Matteo Cozzari (ITA), a 2 voltas
10º) Nicolas Prost (FRA), abandonou
2ª corrida
1º) Fabrizio Crestani (ITA), 36 voltas
2º) Fabio Onidi (ITA), a 1.174
3º) Raffaele Gianmaria (ITA), a 2.297
4º) Rodolfo Gonzales (VEN), a 10.996
5º) Bruno Mendez (ESP), a 30.453
6º) Luiz Razia (BRA), a 31.005
7º) Nicolas Prost (FRA), a 45s375
8º) Fábio Beretta (BRA), a 1:02.493
9º) Omar Leal (COL), a 1:03.321
10º) Matteo Cozzari (ITA), a 1:05.922
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.