Acordo entre a CBA, a Faerj e a prefeitura do Rio garante a
reabertura do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá
Neste final de semana acontecerá a primeira etapa do Campeonato Carioca;
Nos dias 24 e 25 próximos, será a vez da Fórmula 3 Sul-americana e Stock Car
Fechado desde o ano passado, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, retornará a sediar disputas automobilísticas neste final de semana, com a abertura do Campeonato Carioca de Automobilismo. O reinício das atividades é resultado de um acordo entre o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione; o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Djalma Farias, e o secretário municipal de esportes e lazer, Ruy César. Mesmo sem a realização das licitações para segurança e manutenção, que eram as justificativas para o fechamento do autódromo, a reabertura foi possível porque a CBA e a Faerj assumiram o compromisso de manter o autódromo limpo para o evento estadual, da mesma forma que para a rodada da Stock Car e Fórmula 3 Sul-americana, nos dias 24 e 25 próximos.
Segundo Scaglione, o secretário cumpriu a sua parte no acordo firmado em reunião entre ambos, realizada em março. Assim, CBA/Faerj e o secretário Ruy César dividiram as tarefas de maneira excepcional para abreviar o problema. Enquanto as entidades vão cuidar da manutenção do autódromo nas próximas semanas, a prefeitura arcará com a responsabilidade de manter a segurança.
“O importante é que foi encontrada uma alternativa para a volta das corridas no Rio. Não é a definitiva, sem dúvida, mas graças ao respeito mútuo entre a prefeitura, A Faerj e a CBA, mais a colaboração do secretário Ruy César, foi possível superar essa dificuldade momentaneamente e voltar a fazer automobilismo no Rio de Janeiro”, resumiu Scaglione.