“Você pode vencer na vida sem ser campeão”. Com essas palavras, o ex-piloto Alex Dias Ribeiro apresenta a filosofia do seu novo livro, “Mais Que Vencedor”, desenvolvido a partir da sua história de vida. A autobiografia do autor mostra um ambiente de muita pressão onde experiências de anos e décadas foram vividas em frações de segundos nas pistas de corrida pelo mundo afora.
Grande parte da narrativa de Alex ocorre nos anos 70, época em que ele vivia no “fio da navalha”. Naquele tempo, a cada 10 acidentes no automobilismo, um piloto morria. Hoje em dia, graças a um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento técnologico, esse número diminuiu consideravelmente: uma morte para cada 300 acidentes.
Com mais de 35 anos dedicados ao esporte, 12 deles no automobilismo, Alex Dias Ribeiro pilotava carros com a inscrição “Jesus Salva”, sempre na língua oficial do local da prova. Há 15 anos o ex-atleta continua com os mesmos objetivos: levar o evangelho às multidões através do esporte. E foi pensando nisso que Ribeiro transformou-se num dos fundadores da Associação Atletas de Cristo, hoje, com cerca de 7500 esportistas cadastrados: “Mesmo que tenha tido que comer ‘o pão que o diabo amassou’ na Fórmula 1, o fim da minha carreira contribuiu, de alguma maneira, para o início do Atletas de Cristo. Foi como uma semente que, morrendo na terra, germina em forma de planta e dá muitos frutos.”, explica Alex.
O livro também traz depoimentos de grandes personalidades da Fórmula 1, como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Além da emoção das pistas, Alex fala das Copas do Mundo e das Olimpíadas em que acompanhou nossos atletas, trazendo preciosas lições de fé na superação de obstáculos em situações extremamente adversas. E quem pensa que a obra é voltada apenas para as pessoas do meio do automobilismo, está enganado. “Mais Que Vencedor” fala da vitória ao alcance das pessoas, com o intuito de ajudá-las a enfrentar as tempestades da vida, ultrapassar a derrota, superar a depressão, desclassificar o medo e tornar-se mais que vencedor na única corrida que elas não podem perder: a corrida da vida. Bem mais que um livro. Esse é o conceito de Alex Dias Ribeiro.
Sobre o Autor
Alex Dias Ribeiro foi um dos principais pilotos brasileiros na década de 70, ao lado de José Carlos Pace, Emerson e Wilson Fittipaldi Jr. Sua oficina em Brasília foi o solo fértil de onde brotaram os talentos de Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno.
Campeão brasileiro de Fórmula Ford, vice-campeão inglês e europeu de Fórmula 3, número 1 no ranking de pilotos brasileiros em 1973, Alex foi o melhor brasileiro no exterior em 1976. Na Fórmula 1, ele correu pelas equipes March, Hesketh e Copersucar.
Alex tem hoje uma influência positiva na vida de milhares de atletas de várias modalidades, ensinando-os a conhecer e a pôr em prática, em seus momentos de alta tensão, princípios testados e aprovados há milhares de anos.
Nesta função, participou das Olimpíadas de Seul e das Copas do Mundo de 90, 94, 98 e 2002 apoiando os Atletas de Cristo na Seleção Brasileira de Futebol. Muitas dessas experiências foram registradas em seus três best sellers anteriores. Um deles foi traduzido para o inglês, espanhol e árabe. O outro ganhou o prêmio ABCE de melhor biografia do ano.