Depois de receber propostas de várias categorias, como a Cart, a DTM e a F-1, para a Temporada 2004, o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), atual Campeão Europeu de F-3000, já decidiu o seu caminho. Entre muitas especulações, como algumas que davam como certa a sua ida para a Mercedes na DTM, ou como piloto de testes da Jaguar ou da Jordan na F-1, o paranaense de 20 anos assinou com a equipe italiana Autodelta e será piloto oficial da Alfa Romeo no European Touring Car Championship (ETCC) ou Campeonato Europeu de Turismo, uma das competições mais importantes e antigas do automobilismo mundial; sua primeira corrida aconteceu em 1963. Augusto será companheiro dos pilotos italianos Gabriele Tarquini e Fabrizio Giovanardi, dois ícones das corridas de carros. Tarquini é o atual Campeão da categoria pela Alfa Romeo e já disputou seis temporadas da F-1, de 1987 a 1992. Giovanardi foi o Campeão do Europeu de Turismo em 2001 e 2002. A Autodelta é a equipe oficial da montadora Alfa Romeo e integra o grupo Fiat-Ferrari. Atual Campeã, a Autodelta possui três sedes na Itália e disputa o Campeonato com o modelo 156. A categoria corre nas principais pistas da Europa, como Ímola e Monza, na Itália, e Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Antes de bater definitivamente o martelo com a escuderia italiana, Augusto e o grupo que gerencia a sua carreira, o alemão Woolwick, passaram os meses de novembro e dezembro em reuniões em diversos países da Europa, estudando intensamente o melhor caminho a ser seguido pelo brasileiro. “Estou muito feliz. Motivado demais. Recebi várias propostas de outras categorias, inclusive da F-1. Mas nessa etapa da carreira é preciso pensar com os pés no chão. E estar numa equipe de fábrica, que faz parte da Fiat e da Ferrari, é o melhor caminho. É um excelente projeto a curto, a médio e a longo prazo. O meu objetivo é a F-1, isso não muda, e por isso mesmo optamos pelo Turismo Europeu e pela Alfa. Quero chegar na F-1 para ficar por lá por muitos anos e com chances de mostrar o meu potencial. Nesse momento estou muito feliz com a minha nova equipe e com essa nova categoria. Estou muito honrado em correr pela Alfa Romeo”, diz.
A história de Augusto com a escuderia italiana teve início em novembro do ano passado, depois que o piloto conquistou o título da F-3000 Européia. A performance de Augusto nas pistas européias despertou o interesse da Autodelta, que convidou o brasileiro para realizar um teste em dezembro, no circuito de Valência, na Espanha. A equipe avaliou 17 pilotos para o Campeonato 2004, entre eles os brasileiros Tarso Marques, Enrique Bernoldi, Ricardo Maurício e João Paulo de Oliveira. Além dos brazucas, fizeram o teste também outros pilotos de renome e experiência, como Gianni Morbidelli, Salvatore Tavano, André Couto, Manuel Lopez, Nicolas Minassian, Jonathan Cochet, Matteo Grassotto, Gabriele Gardel etc. “Essa vaga era muito importante. Além de toda a estrutura da equipe e da história dela, ser companheiro do Tarquini é uma coisa que todo piloto quer. A Autodelta gostou muito do que eu mostrei em Valência, do feed-back que dei para os engenheiros e do tempo que registrei. Consegui ser bem rápido, esses fatores garantiram a minha vaga”, fala. Todos os pilotos realizaram o teste com o modelo Alfa Romeo 156 GTA – o mesmo que ganhou o Campeonato de 2003 com o piloto Gabriele Tarquini.
E o trabalho de Augusto com a escuderia vermelha já começa amanhã (quarta-feira, 14) com o primeiro treino pré-temporada. Os três pilotos da Autodelta treinam dois dias no circuito de Misano, na Itália. Esse será o primeiro treino da equipe em 2004. “Estou muito ansioso. Não vejo a hora de começar o trabalho. É um novo desafio. Os meus companheiros de equipe são os Campeões desde 2001, e isso me dá ainda mais ânimo. Teremos muito trabalho esse ano e isso é bom demais”, diz.