Esta biografia vai nos deixar mais próximos, mais íntimos e um pouco mais capazes de decifrar Ayrton Senna – seu sorriso, sua tristeza, e o inesquecível impacto que provocou em nossas vidas. Revelador, emocionante e surpreendente, o livro do jornalista Ernesto Rodrigues oferece ao leitor um retrato único e definitivo de Senna, na maior e mais detalhada pesquisa já feita sobre a vida deste brasileiro decididamente especial.
Herói incomparável em ousadia, genialidade e bravura, na vida pessoal Ayrton era um homem simples e tímido que se retraía, com férrea determinação, expondo uma personalidade contida sobre o qual muitas histórias surgiram.
Concebido, produzido e escrito na delicada e emocionante fronteira entre o Ayrton e o Senna, a pessoa e o esportista, o homem e a celebridade; esta biografia procura desvendar enigmas, mas também ultrapassar o mito criado em torno do piloto, traçando um perfil mais profundo de Ayrton Senna como homem, filho, namorado e amigo – com suas virtudes e defeitos, seus segredos e manias, suas alegrias e frustrações.
Numa narrativa de tirar o fôlego, que prende a atenção do leitor da primeira à última página, a biografia desvenda uma série de episódios inéditos da vida do tricampeão mundial de Fórmula 1, dentro e fora das pistas.
Os bastidores da histórica rivalidade com pilotos como Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansel. A influência da família em todas as decisões que Ayrton tomava. Os momentos de tristeza, dúvida e solidão que apenas seus confidentes puderam compartilhar. A verdade sobre os boatos relacionados à vida sexual de Senna e as histórias de seus relacionamentos amorosos – o casamento com Lílian, no início da carreira, o longo namoro com uma doce e discreta brasileira, Cristina Ferracciu, e também a relação afetuosa que Ayrton verdadeiramente viveu com Xuxa e Adriane Galisteu. Além da reconstituição detalhada e reveladora dos últimos momentos em Ímola.
Fruto de um minucioso, abrangente e criterioso trabalho de pesquisa de Ernesto Rodrigues, que realizou mais de 200 entrevistas para escrever o livro, Ayrton, o Herói Revelado recupera, num relato vibrante e arrebatador, a trajetória deste homem que morreu cedo demais, deixando um silêncio que ainda nos comove. Uma leitura indispensável para todos que desejam conhecer à fundo a vida de um dos maiores ídolos de nossa história.
Ernesto Rodrigues é jornalista. Começou sua carreira em 1980 como repórter do jornal O Globo e passou pela redação do Jornal Brasil e das revistas Isto É e Veja. Em 1986 começou a trabalhar no jornalismo da TV Globo onde foi editor do Jornal da Globo e do programa Globo Repórter, chefe de redação da Globo SP, chefe da sucursal da Globo em Londres, diretor-executivo do Fantástico e editor-executivo do Jornal Nacional.