Protótipos (RS): Hoerlle e Saldanha, favoritos ao pódio em Guaporé

Paulo Roberto Hoerlle (Porto Alegre) e Isaac Saldanha (Novo Hamburgo), pilotos de destaque do automobilismo Estadual, também serão atrações em Guaporé (RS), autódromo que será palco de abertura do campeonato gaúcho de Protótipos / Força Livre, que será realizada neste domingo (04 de maio). A prova, com três baterias de 30 minutos, inicia às 11h00 e integra a programação do Campeonato Multimarcas de Velocidade;

A dupla Hoerlle-Saldanha, que dividirá a pilotagem do protótipo MCR/VW número 99, promete um bom desempenho já nos treinos classificatórios. ” Os principais pilotos estão inscritos, conhecem bem a pista e equipamento. Motivo pelo qual é importante largar entre os primeiros “, observou Paulo Hoerlle. Isaac Saldanha – que retorna ao automobilismo na pista em que conquistou sua última vitória aqui no Estado (em parceria com Juliano Moro, Saldanha venceu a 13a edição da ” 3 Horas de Guaporé “, realizada dia 13 de outubro de 2000) – não deixa por menos sua pretensão. ” Ganhar, ganhar, ganhar. Estou voltando com muita vontade. Além disso, o esquema do Paulo Hoerlle é de ponta. Quer prova maior do que pilotar simplesmente o protótipo que venceu a última edição da ‘ 12 Horas Tarumã ? “, indagou.

Ivan Hoerlle, chefe de equipe e responsável pela preparação do MCR número 99, garante que não teve muito trabalho para esta etapa. ” Minha única preocupação é com o ajuste de suspensão, já que Guaporé exige muito do equipamento. No mais, estaremos com o mesmo motor VW AP 2000 dezesseis válvulas utilizado na etapa do Torneio de Verão “, ressaltou o experiente preparador, destacando também a qualidade dos pilotos. ” São rápidos e conhecem tudo sobre este tipo de carro. Alias, o Isaac sempre foi um adversário de respeito. Estou contente em saber que ele está juntando-se a nós “, concluiu.

O preparador está certo. Isaac – que também mostrou serviço na primeira edição da Brascar Protótipos, possui um currículo vitorioso neste esporte. Sem contar seus dois títulos gaúchos na categoria Autocross (1992 e 1993). Paulo Hoerlle, por sua vez, contabiliza vários títulos Estaduais – sagrou-se campeão gaúcho de Marcas & Pilotos em cinco ocasiões (1984; 1985; 1994; 1996; e 1998), ostentando também três títulos na Copa Fiat (1991; 1992; e 1993) e Torneio de Verão (Classe Fiat Uno), em 1991; 1992; e 1998. Fora do Estado, sagrou-se campeão das tradicionais provas ” 12 Horas de Goiânia ” (1983) e ” 1000 Km de Brasília – classe Turismo Fiat Oggi ” (1984). Sua mais recente conquista foi a vitória na tradicional prova ” 12 Horas de Tarumã 2002 “, em parceria com Antônio Fornari; Luís Castro; e Vítor Castro.