Um dos jovens talentos do automobilismo brasileiro, o paulista Danilo Dirani, de 22 anos, estará participando nesta quarta e quinta (dias 3 e 4) do primeiro teste da A1 Team Brazil, equipe que representará o nosso país na nova categoria A1 Grand Prix, que começará em setembro na Inglaterra.
O time brasileiro é liderado pelo jogador de futebol Ronaldo Nazário, o Fenômeno, e tem o bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi como diretor técnico. Além de Dirani, os pilotos Nelsinho Piquet e João Paulo de Oliveira estarão participando dos testes desta semana em Silverstone (Ing).
Dirani, bicampeão brasileiro de kart e campeão Sul-americano de Fórmula 3, disputa atualmente a Fórmula 3 Inglesa e é piloto oficial da Lola no campeonato. A marca de chassis também será exclusiva na A1 Ring, uma vez que a idéia da categoria é fornecer a todos os pilotos o mesmo equipamento: chassis Lola, motor Zytek de aproximadamente 520 cv de potência e pneus Avon.
“Na segunda-feira, fizemos a posição do banco e hoje (terça) estamos acompanhando a montagem do carro. Ainda não sei como será o formato do teste, mas estou bastante animado, porque será a primeira vez que estarei pilotando um carro com tanta potência”, comentou Danilo, lembrando que o motor do Fórmula 3 tem por volta de 250 cv, ou seja, menos da metade.
Apesar de correr na Inglaterra, Danilo não conhece o traçado de Silverstone escolhido para os testes. “Será no traçado menor, que eu não conheço. De qualquer forma, estou honrado por fazer parte dessa primeira avaliação e a expectativa é muito boa”, finalizou.
O objetivo da nova categoria é promover uma Copa das Nações entre os pilotos, além de desenvolver novos talentos do automobilismo internacional. Serão 12 etapas, a primeira delas no dia 25 de setembro, em Brands Hatch, na Inglaterra, e 19 países já confirmaram participação no campeonato.
O projeto da A1 Grand Prix é criação do xeque Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum e a idéia é atingir 25 equipes.