O brasileiro João Paulo de Oliveira, atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, participará nesta quarta e quinta-feiras (3 e 4/8), de testes com o carro da equipe brasileira da A1 Grand Prix, categoria auto-intitulada como a Copa do Mundo do Automobilismo. O time A1 GP Brazil tem como dono o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira de Futebol Ronaldo Nazário de Lima, o “Fenômeno”. O convite para o teste partiu do diretor esportivo Emerson Fittipaldi, bicampeão da F-1 nos anos de 1972 e 1974. “Me senti muito honrado em receber o convite do Emerson Fittipaldi, que é um grande conhecedor do automobilismo. E é um orgulho muito grande ter uma oportunidade de testar na equipe brasileira comandada pelo Ronaldo, que é uma lenda do esporte”, afirmou João Paulo.
João Paulo andará com um chassi Lola, equipado com motor Zytek de aproximadamente 520 cavalos de potência e pneus Avon, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, no primeiro teste coletivo da categoria, que tem sua primeira etapa marcada para o dia 25 de setembro em Brands Hatch. “É um carro que possui o dobro de potência do que eu corro na F-3, além de possuir pneus maiores e uma aerodinâmica radical”, comentou o piloto brasileiro de maior sucesso no exterior em 2005, detentor de cinco vitórias, sete pole positions e oito voltas mais rápidas na F-3 Japonesa, em 14 etapas disputadas.
A A1 GP foi criada pelo xeque Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum com a idéia de competir no intervalo das temporadas de Fórmula 1, entre o final de um ano e o começo do próximo. Todos os carros correrão com o mesmo conjunto em 12 etapas ao redor da Europa, Ásia, África, América do Norte, Central e Oceania. Até o momento, 20 países já confirmaram presença no certame, restando mais cinco vagas a serem preenchidas.
Além de João Paulo, os pilotos brasileiros Danilo Dirani (da F-3 Inglesa) e Nelsinho Piquet (da GP2), que já conhecem o traçado de Silverstone – ao contrário do paulista da Tom’s Toyota na F-3 Japonesa -, também testarão pela equipe A1GP Brazil.