Principal piloto brasileiro no exterior em 2005 e consagrado com o título de campeão por antecipação da F-3 Japonesa, o paulista João Paulo de Oliveira embarca nesta quarta-feira (21/09) para a Inglaterra, onde acompanhará a equipe do Brasil na etapa de abertura da temporada inaugural da A1 Grand Prix, categoria auto-intitulada a Copa do Mundo do automobilismo, neste domingo (25/09) no circuito de Brands Hatch. “Estou contente pelo fato de fazer parte da equipe. Meu envolvimento na A1 vem em um bom momento, após ser campeão no Japão, e isso me agrada bastante”, afirmou.
João Paulo parte para o continente europeu sem saber se correrá a primeira etapa e terá a seu lado no time o piloto da Fórmula GP2 Nelsinho Piquet. “Não estou criando muitas expectativas, pois não tenho informações sobre minha participação dentro da equipe. As equipes definirão quem irá correr apenas uma hora antes da largada”, explicou o campeão japonês de F-3.
Sobre o circuito de Brands Hatch, onde serão realizadas as duas provas do final de semana (a categoria corre em sistema de rodada dupla), o integrante da A1 GP Brazil diz não ter muito conhecimento, pois nunca competiu na pista, que recebeu a Fórmula 1 na década de 80. “Sei que é uma pista rápida, de 2.622 metros, onde tem aquela famosa (Paddock) curva em descida para a direita, onde costumam acontecer muitos acidentes”, destacou o piloto paulista, que conquistou sete vitórias, oito poles e nove voltas mais rápidas em 18 provas na F-3 Japonesa neste ano.
João Paulo também acredita na competência da equipe de propriedade do jogador Ronaldo, atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid, chefiada pelo bicampeão de F-1 Emerson Fittipaldi, que já teve experiências com equipes próprias na F-1 e, recentemente, na Champ Car. “Nossa equipe é forte. Temos uma estrutura muito boa e isso pode nos trazer benefícios no começo desta temporada. Porém, só saberemos de verdade após a corrida de domingo. É muito interessante acompanhar o nascimento de uma categoria”, finalizou o representante do Brasil.