Nelsinho Piquet (Autotrac/Oi/SAB Trading/Taurus/Unibanco) foi o piloto com o melhor desempenho no primeiro dia de treinos livres para a rodada inicial da A1 Grand Prix, categoria criada com o objetivo de ser a ”copa do mundo” do automobilismo e que será disputada por 25 países a partir deste domingo, no circuito inglês de Brands Hatch. Nas duas seções realizadas hoje, o piloto obteve um primeiro e um segundo lugar.
Na parte da manhã, foi realizado o primeiro treino livre da A1 GP, que teve uma hora de duração. Nelsinho ficou apenas 15 minutos na pista, mas foi suficiente para conquistar o segundo melhor tempo da seção. A volta mais rápida foi da equipe norte-americana, que teve a vantagem de participar de todo o treino.
À tarde, foi realizado o segundo treino livre. Cerca de meia hora antes do início, uma chuva forte caiu no circuito inglês. Os pilotos entraram com pista molhada e pouca visibilidade. A seção foi paralisada inúmeras vezes pela bandeira vermelha. Nelsinho foi à pista logo após a primeira interrupção, tendo tempo para apenas uma volta rápida antes de outra bandeira vermelha. Com o novo reinício, Nelsinho teve 10 minutos antes da próxima interrupção para marcar o melhor tempo da seção. No restante do treino – cerca de 30 minutos – Nelsinho ficou de fora devido a problemas com o carro, mas nenhum piloto conseguiu baixar seu tempo.
”Apesar de termos tido problemas com o carro nos dois treinos, acho que tudo está correndo bem, a equipe está realizando um bom trabalho. Mas acho que ainda é cedo para dizer o quão rápido estamos, isso só será realmente visível no treino de classificação”, afirma Nelsinho. ”Brands Hatch é um circuito que eu gosto, venci aqui duas corridas na Fórmula 3 Inglesa, então estou me sentindo a vontade”, acrescenta.
O piloto está animado com a categoria. ”Acho que a qualidade dos pilotos escolhidos para participar mostra que é uma competição muito séria. É uma felicidade enorme poder representar o Brasil, estou realmente orgulhoso de ter essa oportunidade e vou lutar bastante para conquistar vitórias para o meu país”, afirma Nelsinho. ”As corridas serão realizadas em grandes circuitos, incluindo dois que sediam etapas da Fórmula 1 – China e Malásia. Dirigir nessas pistas é uma experiência muito valiosa, principalmente porque na GP2 todas as corridas, exceto uma, são na Europa. Tenho certeza de que vou aprender muito e que faremos um ótimo campeonato”, aposta.
O jogador Ronaldo, proprietário da equipe, também aposta em bons resultados para o Time Brasil na A1 GP. ”Acompanhei de longe o trabalho desenvolvido pela equipe nos testes. E desde o começo fiquei entusiasmado com o desempenho do Nelsinho, que é um piloto muito rápido”, avalia. ”Estou certo de que teremos um grande time, comandado por um profissional extremamente competente e experiente, que é o Fittipaldi. Acho que o Brasil tem grandes chances de ser novamente campeão mundial no automobilismo”, destaca.
O bicampeão mundial de Fórmula 1, proprietário e diretor-técnico da equipe, também está confiante nas chances do Time Brasil na temporada de estréia da A1 GP. ”Estou muito confiante e otimista para o campeonato. Confio bastante no Nelsinho, fiquei realmente impressionado com seu desempenho nos testes e tenho certeza de que iremos trabalhar muito bem juntos. Também acredito bastante na equipe e penso ser possível brigarmos pelo título já nessa primeira temporada”, afirma Fittipaldi.
Criada pelo xeque de Dubai, Maktoum Hasher Matkoum al Maktoum, a A1 GP terá equipamento idêntico para todas as equipes: chassi Lola, motor Zytec de 550 cavalos e pneus Cooper. A competição, que será transmitida para mais de 300 milhões de residências em todo o mundo, tem o objetivo de ser realmente global. Haverá provas na Europa, África, Ásia, Austrália, América do Norte e América do Sul. O Brasil terá sua vez no dia 12 de fevereiro, em Curitiba. O campeonato termina no dia 2 de abril, em Xangai, na China.
Cada fim de semana de provas terá três treinos livres de uma hora, quatro treinos classificatórios de quinze minutos (com uma volta rápida para cada piloto) e duas corridas no domingo. A primeira prova será mais curta e terá a largada em movimento. O grid será definido pela média das duas melhores voltas de cada piloto. A segunda prova, cujo grid será definido pelo resultado da prova anterior, será mais longa e terá um pitstop obrigatório.