Nelsinho Piquet larga na pole position em Portugal

Nelsinho Piquet (Autotrac/Oi/SAB Trading/Taurus/Unibanco) será o pole position na primeira corrida da rodada dupla de amanhã da A1 GP, a Copa do Mundo do automobilismo. O piloto fez a volta mais rápida do dia, em 1min30seg561, e conquistou o primeiro lugar na soma das duas melhores voltas, o que lhe garantiu a ponta no grid de largada. A equipe suíça divide a primeira fila com o Brasil. França e Nova Zelândia, que estão em segundo lugar no campeonato, apenas um ponto atrás do time brasileiro, largam em terceiro e 14º, respectivamente.

O dia começou com o terceiro e último treino livre da rodada. A pista, que estava molhada, foi secando no decorrer do treino, o que fez com que os tempos do final fossem cerca de 20 segundos mais rápidos do que os do começo. Nelsinho, repetindo a boa performance de ontem, foi o segundo mais rápido, com 1min33seg414.

O treino de classificação não começou bem para Nelsinho, que rodou na primeira sessão. Mas o piloto se recuperou logo na seqüência, marcando o melhor tempo da segunda sessão e baixando pela primeira vez a barreira de 1min31seg. Na terceira parte, Nelsinho foi o segundo mais rápido. Na última, o piloto foi novamente o mais veloz, garantindo, na soma das duas melhores voltas, a pole position com quase meio segundo de vantagem em relação à equipe suíça, segunda colocada.

”Estou muito feliz, especialmente porque rodei na primeira volta. Era a primeira vez que o circuito estava completamente seco, mas não estava realmente muito mais rápido do que no fim dos treinos livres. Eu acelerei forte com pneus velhos e o carro deslizou. Antes da segunda sessão, fizemos várias mudanças no acerto do carro, que ficou muito melhor. Daí para frente tudo foi excelente, fiz duas ótimas voltas e garanti a pole position para amanhã, o que é muito importante em nossa meta de aumentar ainda mais a liderança”, afirma Nelsinho.

”Estou muito feliz com o desempenho da equipe, com destaque para o engenheiro que aperfeiçoou o carro baseado no feedback do Nelsinho e obviamente para o Nelsinho, que fez um trabalho fantástico. Foi um ótimo começo para nós”, comemora Emerson Fittipaldi, diretor-técnico e sócio da equipe brasileira.

Grid de largada para a primeira prova de amanhã:

1) Brasil

2) Suíça

3) França

4) República Checa

5) Holanda

6) Portugal

7) Canadá

8) Malásia

9) Indonésia

10) Grã-Bretanha

11) Alemanha

12) México

13) Itália

14) Nova Zelândia

15) Estados Unidos

16) África do Sul

17) Rússia

18) Irlanda

19) Austrália

20) China

21) Áustria

22) Paquistão

23) Líbano

24) Índia